Diante do novo afastamento de Jairo Jorge, do cargo de prefeito de Canoas, o Partido Social Democrático (PSD), seu atual partido, lançou uma nota de solidariedade. O documento cita que o novo afastamento foi feito diante da “inexistência de qualquer fato novo, denúncia e/ou notícia de provas em detrimento da gestão do chefe do executivo.”
Na quinta-feira (23), a Justiça Federal determinou o afastamento de Jairo, que responde por supostas fraudes em contratos com empresa de limpeza e copeiragem em unidades de saúde.
Hospitalizado após fazer uma cirurgia cardíaca, o vice Nedy de Vargas Marques, tentou tomar posse na sexta-feira (24). Na ocasião, enviou ao Paço Municipal seu advogado, uma assessora e um tabelião para que pegassem o livro ata e o levasse até o hospital, para pegar sua assinatura. Assessores de Jairo não entregaram o livro aos representantes de Nedy, sob a alegação de que o mesmo estava perdido.
Na mesma noite, o presidente da Câmara de Vereadores, Cristiano Moraes, tomou posse como prefeito interino de Canoas. A decisão foi tomada pela Procuradoria-Geral do Município (PGM).
Leia nota na íntegra
“O PSD Canoas, através de sua Executiva Municipal, vem apresentar formalmente manifestação oficial de solidariedade ao nosso filiado, o Prefeito Jairo Jorge.
O PSD Canoas respeita as instituições democráticas do Estado de Direito, bem como o ordenamento jurídico e o Poder Judiciário. Entretanto, cumpre registrar que, entre os princípios norteadores das agremiações partidárias, está presente a irresignação diante das injustiças e perseguições de qualquer natureza.
Assim sendo, afirmamos de maneira inequívoca esta manifestação de solidariedade ao nosso filiado, Prefeito Jairo Jorge, que recebeu com surpresa a decisão, proveniente da 4ª Seção do TRF4, de uma nova prorrogação de afastamento, após ter retornado ao exercício do poder e estar por aproximadamente oito meses no comando da Prefeitura de Canoas.
O fundamento de nossa manifestação está na inexistência de qualquer fato novo, denúncia e/ou notícia de provas em detrimento da gestão do chefe do executivo.
É imperioso salientar que este novo afastamento causa inúmeros transtornos e danos para a continuidade dos serviços prestados aos cidadãos canoenses. A injustiça sofrida pelo Prefeito Jairo Jorge certamente lhe afeta diretamente, mas, ao mesmo tempo, afeta toda a comunidade canoense. Está-se diante de um cenário de redução dos recursos da saúde e de crises econômica e climática, onde todas as equipes estão alinhadas para mitigar os efeitos que atingem a sociedade.
O sentimento de injustiça percebido pelos cidadãos é cristalino e fica evidente através das manifestações de solidariedade que estão acontecendo por toda a cidade.
Deste modo, o PSD Canoas reafirma a convicção forte nas instituições democráticas e acredita no triunfo da Justiça que sempre irá prevalecer sobre a obscuridade e iniquidade.
Por derradeiro, registramos nosso total e irrestrito apoio ao nosso filiado Prefeito Jairo Jorge, confiantes e certos de que este momentâneo dissabor será vencido pelo retorno definitivo ao exercício do mandato para o qual foi eleito democraticamente. A justiça dos homens e a justiça divina irão prevalecer.
Direção PSD Canoas”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags