Motoristas que trafegarem pela BR-116 no final da tarde desta sexta-feira (16), precisarão ter atenção redobrada no trecho de Sapucaia do Sul. A partir das 18 horas, deve ocorrer uma manifestação em frente à entrada principal do Parque Zoológico.
O protesto é de moradores do bairro Carioca, que pedem o asfaltamento da Estrada Municipal Parque Zoológico. Segundo o organizador do manifesto, Alex Sandro Zilch de Oliveira, 41 anos, deverá ocorrer bloqueio de 10 minutos do trânsito no local, na pista sentido interior-capital.
Conforme Oliveira, a ação deverá contar com a participação de cerca de 40 pessoas. “Não queremos atrapalhar o trânsito, mas precisamos que alguém veja a nossa reivindicação. Estamos há anos pedindo pelo asfalto e nada é feito”, diz.
Oliveira, que é proprietário de um depósito de gás no bairro, conta que a promessa era de que a rua seria asfaltada como contrapartida pela instalação da Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul, já que a estrada dá acesso à casa prisional, localizada na Rua Leão. Ele alega que sem o calçamento, tem acumulado prejuízos.
“É complicado para conseguir trabalhar, principalmente em dias de chuva. Além disso, quando o trânsito está trancado na BR, muitos motoristas acabam utilizando a estrada para cortar caminho por dentro do bairro. É uma via importante e que precisava ser vista com mais atenção pela Prefeitura”, opina.
Procurada, a Prefeitura informou, por meio de nota, que, quando foi realizada a assinatura de ordem de início das obras da Penitenciária Estadual, em 2018, foi assinado um Termo de Compromisso onde o Estado se responsabiliza pelo asfaltamento da Estrada Municipal Parque Zoológico, além da construção de uma nova sede para o 33º Batalhão de Polícia Militar e a implantação de uma nova delegacia de polícia.
“Infelizmente, o governo do Estado não deu a prioridade necessária para a realização dos compromissos firmados com o município de Sapucaia do Sul. A Prefeitura, no intuito de agilizar as contrapartidas, elaborou o projeto técnico do asfaltamento da rua, mesmo não sendo de sua responsabilidade, e encaminhou o documento ao Governo do Estado e Secretaria Estadual de Logística e Transportes. Entretanto, até o momento, não recebemos nenhuma manifestação por parte do governo sobre o andamento do asfaltamento”, diz o texto.
“Reiteramos nosso compromisso em manter o diálogo com os moradores e seguir insistindo com o governo Estadual sobre a priorização desta obra tão importante ao município”, completa a nota. A reportagem tentou contato com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes, mas ainda não obteve resposta.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags