CULTURA
PROSIT: 29º Kerb in Ivoti encerra e tem avaliação positiva
Ainda haverá o Re-Kerb em Nova Tramandaí no sábado (27)
A programação oficial do 29º Kerb in Ivoti encerrou na noite desta terça-feira (23), quando ocorreu o Baile da Saudade, na Sociedade de Canto Harmonia. A organização estima que mais de 45 mil pessoas prestigiaram a festividade da última quinta-feira (18) até domingo (21). Na segunda-feira (22), ainda ocorreu o baile da melhor idade na Sociedade de Canto Harmonia e o Kerb Infantil no Núcleo de Casas Enxaimel. Agora, quem ainda quer curtir o clima festivo, a opção é o Re-Kerb, que será comemorado no sábado (27), em Nova Tramandaí, nas proximidades da guarita 160.
"Mesmo com instabilidade no tempo em alguns dias, o evento foi um sucesso. Nesta edição, melhorias em infraestrutura foram feitas com a instalação de mais lonas pelo espaço, o que colaborou para a comodidade de todos os visitantes. Foram atrações de alto nível e que fizeram jus ao evento mais festivo da cidade", afirmou o prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann.
Brincadeiras em família
Vestidos com trajes típicos, os pequenos tomaram conta do Núcleo de Casas Enxaimel no fim da tarde de segunda-feira (22) e aproveitaram as atividades gratuitas.
Fazendo parte da programação do 29º Kerb in Ivoti, o Kerb Infantil levou para a criançada elementos típicos da cultura alemã, como a bandinha e os jogos germânicos comandados pela Curto Arte com a personagem Herta arrancando boas gargalhadas. Além disso, o espaço contou com trenzinho, brinquedos infláveis, livros e desenhos para colorir.
A ação atraiu a curiosidade pelos costumes dos imigrantes. Moradores de Ivoti, Dionei Lamb e Julia Kafer levaram o filho Arthur Benjamin Kafer Lamb, de 8 anos. Ambos acabaram brincando junto com o pequeno no Holzschuhlautwette (corrida de tamanco). "É uma iniciativa muito linda e muito legal, porque já começa a enraizar a cultura nas crianças. A criança vai sempre replicar as coisas boas que elas viveram e com certeza vão guardar na memória", afirmou Julia.
O Kerb Infantil teve ainda comercialização de alimentos e delícias feitas por produtores de Ivoti.