Verificação do nível do óleo, identificação de desgaste do pneu, troca do filtro de ar do motor e troca de pneus são cuidados básicos que todo motorista deve ter com o carro. Nesse domingo (17), um grupo de mulheres aprendeu algumas técnicas para fazer essas tarefas sem ajuda profissional. A aula rápida e gratuita foi em uma oficina mecânica do bairro Ideal, em Novo Hamburgo.
A proprietária da oficina Aline Becker, de 31 anos, conduziu a atividade prática. “É a segunda edição, com este evento queremos quebrar barreiras. Temos clientes que têm o próprio carro ou utilizam mais o veículo que o marido, mas esperam que ele solicite um serviço, sempre perguntam. Queremos despertar este poder de decisão e mostrar para elas que muitas coisas podemos fazer sozinhas. Ensinamos cuidados que devem ser feitos toda a semana. É uma forma de mudar a relação delas com o próprio carro”, destaca Aline.
As participantes formaram duplas e fizeram as demonstrações práticas nos próprios carros, sempre com o auxílio de Aline e o restante da equipe.
A moradora de Torres e caixa Luciene Gonçalves, 51, aproveitou a visita ao Município para aprender sobre a manutenção de automóveis. “Achei muito interessante. Quero aprender para não ser enrolada quando precisar solicitar um orçamento.”
E foi isso que mudou na rotina da técnica em Química Vanessa Correia, 32, ela começou a entender e fazer mais perguntas antes de contratar qualquer serviço automotivo. “Participei antes e achei válido voltar, para reforçar o que aprendi e aprender coisas novas. Já tive momentos em que estas lições me ajudaram, como quando precisei alugar um carro e iria pegar uma longa estrada. Cheguei no local fazendo várias perguntas e verificando pneus, sinalização. Perguntei coisas que o rapaz da locadora nem sabia me dizer, precisou ir verificar com outra pessoa. A oficina me trouxe mais segurança e autonomia”, ressalta a moradora de Novo Hamburgo.
LEIA TAMBÉM
Dicas simples e úteis
Uma das dicas de Aline durante a oficina foi sobre a verificação da água e do óleo. Segundo ela, o ideal é fazer isso com o motor frio, logo pela manhã, antes de ligar o carro, e em local plano. Assim, todo o óleo escorreu para o cárter. “E é bom lembrar que lugar de se mexer em motor é na oficina e não em postos de combustíveis”, observa.
A empresária Leticia Müller, 39, prestou atenção em cada detalhe da atividade. “Sempre quis aprender sobre isso. Achei também muito interessante a parte da verificação dos pneus, tem algumas coisas que ficam camufladas, precisamos estar atentas”, comenta a moradora de São Leopoldo.
Doações para a Liga
A oficina foi feita de gratuita e, em troca, as participantes contribuíram com doações para pacientes atendidas pela Liga de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo. O grupo doou leite em pó e absorventes.
“Decidimos transformar o evento em algo solidário e para reforçar a importância do Outubro Rosa”, explica Aline Becker.