CANOAS
Proposta para suspender paralisação dos terceirizados da Refap é encaminhada após mediação
Negociação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, realizada nesta terça-feira (31), contou com presença de represantes dos trabalhadores e das empresas
Última atualização: 22/01/2024 14:51
Uma proposta para suspender a paralisação dos trabalhadores terceirizados da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, foi encaminhada por uma mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) nesta terça-feira (31). Em estado de greve, eles iniciaram uma paralisação nas atividades na segunda-feira (30), tendo como uma das reivindicações condições de trabalho semelhantes às de outras regiões do País.
A negociação abrangeu trabalhadores das empresas Estrutural Serviços Industriais e Engevale Construtora, que atualmente prestam serviços em contratos por prazo determinado na parada programada de manutenção da Refap.
Após os debates da mediação, os representantes dos trabalhadores que estavam presentes se comprometeram em realizar uma assembleia com a categoria nesta quarta-feira (1º). Ficou acertado que eles devem informar sobre o início das negociações com as empresas e propor o retorno ao trabalho, suspendendo a paralisação até a próxima sessão de mediação do TRT-4, que está marcada para quinta-feira (2), às 10 horas. Contudo, mesmo com a suspensão, os trabalhadores permanecerão em estado de greve.
Em contrapartida à suspensão da paralisação, os representantes das empresas se comprometeram a não descontar os dias paralisados e a abrir negociação imediata sobre a ajuda de custo e as despesas de deslocamentos dos trabalhadores que vieram de outros estados. Além disso, eles concordaram em não demitir os trabalhadores que participaram da greve.