VEJA FOTOS!
Projeto vai construir 500 casas para vítimas da enchente no RS; conheça o modelo
Ação simultânea para lançar o projeto ocorreu nas lojas Leroy Merlin leopoldense e de São Paulo neste sábado (3)
Última atualização: 04/08/2024 14:07
O Movimento União BR, entidade especialista em criar hubs de emergência para desastres climáticos, juntamente com a Steelcorp e o Instituto Leroy Merlin Obramax, inaugurou na tarde do sábado (3), o primeiro modelo de casa que será entregue no Rio Grande do Sul.
O evento de lançamento foi realizado, simultaneamente, em uma unidade Leroy Merlin de São Paulo (SP), e na loja da empresa em São Leopoldo. Na capital paulista, o governador do Estado, Eduardo Leite, participou do ato, junto do CEO da SteelCorp, Roberto Justus, de representantes do Movimento União BR e das empresas parceiras. Já na unidade de São Leopoldo, o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes, acompanhou a cerimônia.
No evento leopoldense, lideranças regionais do Movimento União BR no Rio Grande do Sul, Vitor Brandão e Felipe Homem Sander destacaram que o projeto vem sendo desenvolvido nos últimos meses. “Nós, do Movimento União BR, em parceria com a Steelcorp e Leroy Merlin, também com a Ulbra, a ONG Mulheres em Construção, governo do Estado e Defesa Civil, estamos com esse projeto com foco em reconstrução e moradia, após as enchentes de maio aqui no Rio Grande do Sul”, iniciou Brandão, mostrando a casa modelo montada no estacionamento da Leroy Merlin São Leopoldo e que estará disponível para visualização de quem passar pelo local.
LEIA TAMBÉM: Trensurb diz que retomada de operação em Porto Alegre pode ser prejudicada; entenda motivo
“Assim como essa casa modelo, outras 500 vão ser construídas e doadas para famílias que foram atingidas pelas enchentes e que não tem pra onde voltar”, acrescentou.
Pré-montadas e com tecnologia dos Estados Unidos
Brandão explica que a Steelcorp é quem constrói a casa, uma estrutura pré-montada, com tecnologia vinda dos Estados Unidos, e feita pela técnica chamada “steel frame” (usando basicamente aço como material). “Ela pode ser construída em 10 dias. Então, nós temos uma mega operação, junto com a Mulheres em Construção e a Ubra, onde vai ser a fábrica dessas estruturas pré-montadas, para que possamos viabilizar essa operação. A Steelcorp faz toda a estrutura e a Leroy Merlin entra com os revestimentos, com o piso e parte da mobília também”, colocou.
SAIBA MAIS: Apresentação do Grupo Tholl em São Leopoldo é transferida para o dia 11
Cada imóvel tem 44 metros quadrados e dois dormitórios. Conforme Brandão, as casas comportam até cinco pessoas e já vão prontas, com elétrica e hidráulica feitas. “O propósito mesmo é atender o Rio Grande do Sul e deixar um legado aqui”. A perspectiva é entregar as primeiras moradias entre o fim de agosto e início de setembro.
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial
Foto:
Priscila Carvalho/GES-Especial
É possível contribuir com qualquer valor para o projeto do Movimento União BR pelo pix: apoie@movimentouniaobr.com.br.
Muçum será a primeira cidade contemplada
À reportagem, o titular da Sehab, Carlos Gomes, elogiou e agradeceu a ação, justificando que recursos da iniciativa privada são sempre bem-vindos, pois não passam pela burocracia da administração pública e são de mais rápida execução.
Ele também ressaltou que o governo do Estado fez um chamamento público aos prefeitos interessados em habitação, com prefeituras que estão em estado de calamidade e de emergência em prioridade, e a equipe da Sehab já está fazendo o diagnóstico das áreas com infraestrutura necessária para receber essas casas. “Estamos atuando, principalmente, onde tem terreno e onde tem pessoas em abrigos ou em aluguel social. Mas, concretamente, o primeiro lote de doação do grupo União BR e dos seus associados, está indo para o município de Muçum”, disse Gomes.
Esperança para retomar
Diretor da Leroy Merlin São Leopoldo, João Henrique Hinterholz exaltou os movimentos solidários para ajudar o Rio Grande do Sul desde que as enchentes aconteceram. “Eu me sinto muito grato, pessoalmente, de estar neste momento e poder ajudar”, comentou.
“A casa tem um sentimento muito importante para o brasileiro. Muita gente perdeu isso, perdeu esse sentimento, a autoestima, a esperança. E a gente não pode deixar esse sentimento por muito tempo (…). Esse vai ser o nosso legado, a nossa missão, como pessoas, empresas, governos. Pra gente conseguir dar esperança para essas pessoas e elas retomarem a vida”, concluiu o gestor.
VIU ESTA?: "Maior covardia do mundo": Tio de açougueiro morto a pauladas ainda busca explicações sobre o crime
Superintendente comercial da Ulbra, Jackson Trindade lembrou que a universidade foi uma das instituições que acolheu milhares de pessoas desabrigadas durante as cheias e que agora se junta novamente para auxiliar na reconstrução. “Vem de novo a Ulbra, colocando agora uma fábrica da Steelcorp dentro dela, e ajudando novamente as pessoas a se restabelecerem, a ter dignidade, felicidade, alegria e retornar para dentro de uma casa”, ponderou, falando sobre o privilégio de participar do projeto junto a outros parceiros.
Após a solenidade, os parceiros no projeto fizeram o desenlace da fita inaugural da casa modelo exposta na loja.