O contraturno escolar tem sido muito bem aproveitado por 30 alunos do 8º ano da rede municipal de ensino de Campo Bom. Por meio do projeto Trilhas da Aprendizagem, uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os estudantes entre 13 e 14 anos têm a oportunidade de aprenderem ainda na escola sobre o mercado de trabalho.
As atividades ocorrem durante as tardes na Emef 25 de Julho, reunindo alunos de diversas escolas. A formação de iniciação profissional, com carga horária de 192 horas, busca apresentar aos estudantes possibilidades sobre o mercado de trabalho no presente, com olhos para o futuro. Os estudantes foram selecionados por meio de sorteio, uma vez que as inscrições excederam o número de vagas.
Conforme a secretária de Educação, Simone Schneider, a Prefeitura investe na educação de qualidade, priorizando o desenvolvimento integral dos discentes. “Ofertar o contraturno com o Trilhas da Aprendizagem é uma oportunidade para que nossos alunos conheçam e vivenciem diferentes situações do mundo do trabalho e das profissões, associando teoria e prática em diversas áreas do conhecimento”, afirma Schneider.
O programa complementa o aprendizado com atividades tecnológicas, oportunizando que o estudante descubra vocações e conheça possibilidades profissionais. “Tudo isso por meio da inovação e criatividade, eletrônica analógica e digital e tecnologias do calçado, lhes dando suporte tanto na escolha da formação profissional quanto no desenvolvimento pessoal como cidadão crítico e com autonomia para atuar na sociedade”, complementa Schneider.
Sonhos para o futuro
Professora do módulo “Preparação para o Mundo do Trabalho”, Jaqueline Morbach conta que a amplitude das disciplinas permite que os alunos possam se preparar para diversas áreas, e não somente para o calçado, que é um mercado forte na região. “Esses alunos aprendem sobre comportamento, habilidades, atitudes no ambiente de trabalho. Eles aprendem a ter uma comunicação positiva, proatividade, empatia, não usar determinados termos, respeitar as diversidades, ter comprometimento, que tipo de roupa usar. E através destas dinâmicas, eles vão debatendo”, afirma.
Para o aluno João Miguel Martins Schuh Pereira, de 13 anos e aluno da escola Lúcia Mosmann, o curso é uma forma de se preparar para o futuro. “Nós teremos uma noção de como essas áreas funcionam, então ajuda muito porque quero ir para a área de tecnologia, onde meu pai trabalhou. Uma coisa que me marcou bastante até aqui é o trabalho em equipe. Saber lidar com outras pessoas e tomar decisões em grupo é uma coisa necessária”, comenta.
A comunicação é a área destacada por Vitor Mateus Lui, 13, aluno da Borges de Medeiros. Com o sonho de seguir carreira jornalística, o Trilhas da Aprendizagem está sendo muito importante para o jovem chegar no futuro com experiência. “Nós vemos muita coisa sobre desenvolvimento pessoal, comunicação e os métodos que as empresas utilizam. O que mais me interessou foi essa troca de mensagens, além da criatividade e inovação”, detalha.
Andrieli Martins da Silva é aluna da própria escola 25 de Julho, e para ela, a troca de experiência com alunos de outras escolas já é um ensaio para o mercado. “Todos temos que ter o mesmo tratamento, independentemente das amizades. As dinâmicas que a gente faz, de conversar com pessoas que a gente não conhece, faz com que a gente saiba lidar com todos igualmente”, afirma. Aos 14 anos, a menina busca seguir na área do jornalismo esportivo e, por isso, acredita que o curso só tem a agregar em seu currículo.
Da mesma forma pensa Tabatha Beatris de Oliveira, 14, da escola Duque de Caxias. “Esse curso vai me abrir muitas portas futuramente. Tenho o sonho de seguir na área de Direito, e o curso ajuda a gente a se comunicar com as pessoas. Mesmo sendo um líder, sempre temos que dar voz e respeitar o próximo”, finaliza.
Módulos do Trilhas da Aprendizagem: 8º ano
- Preparação para o Mundo do Trabalho – 48h
- Introdução a Inovação e Criatividade – 48h
- Eletrônica Analógica e Digital – 48h
- Tecnologias do Calçado – 48h
- Carga total: 192h
Trilhas da Inovação
Além do Trilhas da Aprendizagem para alunos do 8º ano, a parceria entre Senai e Prefeitura de Campo Bom oferece aos estudantes do 9º ano o curso Trilhas da Inovação: no rumo da educação 5.0. São 25 alunos da rede municipal de Campo Bom que participam da formação de 140 horas, também, no contraturno escolar, mas no Senai de Novo Hamburgo. O curso aborda tecnologia para desenvolvimento de habilidades, sistema de controle e automação, a conexão à indústria 4.0 e a elaboração de projetos.
Módulos do Trilhas da Inovação: 9º ano (Senai NH)
- Tecnologia para desenvolvimento de habilidades – 30h
- Sistemas de Controle e Automação – 40h
- Conectando-se a Indústria 4.0 – 30h
- Elaboração de Projetos – 40h
- Carga total: 140h
LEIA TAMBÉM