VALE DO SINOS

Projeto Mesa de Arte na Praça distribui obras de artistas para visitantes em Dois Irmãos

Ação que ocorre nesta quinta-feira na Praça do Imigrante também vai ser promovida em Campo Bom este mês

Publicado em: 11/05/2023 14:08
Última atualização: 07/03/2024 15:36

O colorido das reproduções de obras de artes de artistas da região, em um ambiente repleto de flores, chama atenção de quem passa pela Praça do Imigrante, em Dois Irmãos. Pendurado em varais, o material do Mesa de Arte na Praça chega pela primeira vez no município do Vale do Sinos e pode ser contemplado até as 17 horas desta quinta-feira (11).

Ana Hauschild, Luana Kodja e Bala Blauth no Mesa de Arte na PraçaSusi Mello/GEs-Especial
Mesa de Arte na Praça em Dois IrmãosSusi Mello/GEs-Especial
Mesa de Arte na Praça em Dois IrmãosSusi Mello/GEs-Especial
Ide Humann, Amanda Fischer, Alice Finger, com neto Miguel Finger Picasso, no Mesa de Arte na Praça, com Bala BlauthSusi Mello/GEs-Especial

A partir das 15 horas, o visitante do espaço à céu aberto poderá levar para casa a obra de arte que mais gostou.

A exposição é um projeto do Coletivo A4 Falando em Arte e tem artistas de nomes renomados e outros que estão recém ingressando no mundo artístico. Entre os conhecidos, estão: Magna Sperb, Bala Blauth, Amanda Becker, Cláudia Sperb, Flávio Scholles e Ernesto Frederico Scheffel.

A artista Bala Blauth considera que a arte é o compartilhamento de poder dividir o que tem visualmente e ver as pessoas terem a arte na rua, saindo das galerias e museus. E, ao mesmo tempo, ao ver a arte na rua, as pessoas querem entrar nos museus e galerias. " É uma alegria ver essas várias técnicas, porque tem gravura, xilogravura, escultura, fotografias, pintura à oleo, pastel seco, aquarela, entre outras técnicas.

Aprovada pelo público

As reproduções estavam ainda sendo colocadas e já atraíam atenção. A professora Ide Humann, 52, babá de Amanda Fischer, 7, elogiou a iniciativa. "Achei bem interessante. É uma coisa nova na cidade. Logo me chamou atenção e é muito bom ficar olhando", declarou.

A professora Alice Finger, 56, que levou o neto Miguel Finger Picasso, de 1 ano, para passear na praça, também gostou. "Vim visitar meu netinho, pois moro em Novo Hamburgo, e achei maravilhoso. Tudo muito lindo", acrescentou Alice, que já havia escolhido uma reprodução para buscar à tarde.

Expansão para outras cidades

A integrante do Coletivo A4, Ana Hauschild conta que outras cidades receberão os projetos. "A ideia é que mais pessoas prestigiem", declara, acrescentando que a essa ideia é proporcionar que as pessoas tenham esse momento urbano. Ainda neste mês, em dia a ser confirmado, o Mesa de Arte na Praça, estará em Campo Bom.

Em junho, "A Arte na Caixa", outro projeto do Coletivo A4, estará em Ivoti e Estância Velha. Os dias ainda não foram confirmados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas