SÃO LEOPOLDO

Projeto Melodia Solidária presenteia crianças de comunidade carente neste Natal

Iniciativa de músicos da região arrecadou brinquedos e entregou a pequenos da Ocupação Steigleder

Publicado em: 24/12/2023 08:36
Última atualização: 24/12/2023 08:36

“Eu adorei a minha massinha de modelar! Tem amarela, azul, verde, roxa, laranja. Eu vou brincar muito com ela”, disse, eufórica, a pequena Emanuelle, 5 anos, enquanto recebia um simples presente de Natal.

Emanuelle e a irmã Fernanda, de 1 ano e 6 meses, que ganhou uma boneca, foram algumas das crianças agraciadas pela iniciativa “Melodia Solidária”, organizada por músicos de São Leopoldo e região, com o objetivo de arrecadar brinquedos para crianças carentes neste Natal.

Emanuelle, 5 anos, adorou o presente que recebeu na ação: uma massinha de modelar Foto: Priscila Carvalho/GES-Especial

Corrente do bem

Coordenador do projeto, Marcelo Marinoni explica que a ação foi a primeira de uma série que deve continuar sendo realizada em 2024, com engajamento de bandas, que doam suas apresentações em troca de ingresso solidário do público. O evento ocorreu na última terça-feira (19). “Desta vez, foram 13 shows, num evento de 4 horas e meia, em que conseguimos arrecadas 178 brinquedos”, disse. “A gente ficou bem surpreso, pelo engajamento geral, tanto dos músicos quanto das pessoas. A sintonia resultou na ressonância da corrente do bem”.

Com o intuito de entregar as doações no bairro Santos Dumont, Marinoni conheceu a comunidade de Ocupação Steigleder e as ações desenvolvidas especialmente no galpão do local, que serve como referência para os moradores. Depois de combinar com os líderes locais, a entrega dos brinquedos do Melodia Solidária ocorreu na manhã desta sexta-feira (22).

“Manhã super especial”

O projeto teve o apoio social do Sesc São Leopoldo, Toda Música Educação e República das Cervejas. A gerente do Sesc São Leopoldo, Andrea Guedes, participou da entrega dos brinquedos. “Mais um momento de solidariedade que o Sesc esteve presente, tendo o foco na promoção do bem-estar de nossa comunidade. A parceria com o projeto Melodia Solidária, que teve a participação de mais de 40 músicos envolvidos nessa ação de Natal, valida o propósito de nossa entidade que é cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes. Foi uma manhã super especial!”.

Cada ação é bem-vinda

Integrante do grupo de coordenação da Tenda da Resistência e líder comunitária da comunidade, Jaqueline dos Santos Rodrigues, 40, lembrou que a Ocupação Steigleder integra muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. “Cada ação que é feita num lugar como esse, onde tem muita necessidade, sempre é muito bem-vinda. E nós sempre temos o maior prazer em receber as pessoas aqui, porque sabemos que as crianças precisam e uma ação como essa vai beneficiá-las”, ponderou, citando uma das histórias vistas, a do menino Davi, de 8 anos, que não tinha chinelo para usar e recebeu o calçado na atividade. “Eu fico muito feliz com cada ação, cada doação, seja de roupa, de brinquedo. É muito gratificante”, acrescentou ela.

Entrega de brinquedos do projeto Melodia Solidária na Ocupação Steigleder - Emanuelle, 5 anos, recebendo a massinha de modelarPriscila Carvalho/GES-Especial
Entrega de brinquedos do projeto Melodia Solidária na Ocupação SteiglederPriscila Carvalho/GES-Especial
Entrega de brinquedos do projeto Melodia Solidária na Ocupação SteiglederPriscila Carvalho/GES-Especial
Entrega de brinquedos do projeto Melodia Solidária na Ocupação Steigleder - Emilli no colo da mãe Fabiana e acompanhada da vó, Maria CelonirPriscila Carvalho/GES-Especial
Entrega de brinquedos do projeto Melodia Solidária na Ocupação Steigleder - Flávia Alessandra, 9 anosPriscila Carvalho/GES-Especial

Pequenos encantados com os presentes

A menina Emanuelle, citada no início do texto, era uma das crianças encantadas com os presentes que receberam. “Ela viu de longe essa massinha de modelar na mesa e já queria, porque ela adora. Ficou muito feliz de ganhar”, disse a mãe dela, Luana Venâncio, 35 anos.

No colo da mãe, Fabiana Silva, 38 anos, e junto da avó Maria Celonir da Silva Beifuss, 59, a pequena Emilly, de 2 anos, estava agarrada no brinquedo que recebeu: uma boneca bebê. Fabiana elogiou a ação e agradeceu o presente para a filha. “É bom, porque tem muitos pais que não conseguem comprar”.

Com um largo sorriso, Flávia Alessandra dos Santos da Silva, 9 anos, mostrava o kit de miçangas que ganhou na ação. “Eu gosto muito e vou fazer muitas pulseiras. Estou muito feliz”.

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas