abc+

INICIATIVA

Projeto garante café da manhã a estudantes da rede municipal de São Leopoldo

Iniciativa começou segunda-feira em 10 escolas da cidade

Renata Strapazzon
Publicado em: 27/02/2024 às 11h:26
Publicidade

Considerado por muitos nutricionistas como a refeição mais importante do dia, o café da manhã agora faz parte da rotina de estudantes de 10 escolas da rede municipal leopoldense. O projeto-piloto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), começou oficialmente segunda-feira (26) e, ao longo do ano, deverá abranger um número maior de instituições de ensino da rede.

Na EMEF Álvaro Nunes, café é servido entre 7h e 7h15



Na EMEF Álvaro Nunes, café é servido entre 7h e 7h15

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

Com investimento previsto em R$ 1,5 milhão por ano, o calendário alimentar é elaborado pelas nutricionistas da Smed e executado nas escolas pelas manipuladoras de alimentos. A alimentação no café da manhã será variada, sempre com uma bebida, uma fruta e um alimento, como pão, bolo ou cuca e acompanhamentos. “É fundamental o poder público ter este olhar, de carinho e de cuidado, que vai muito além da didática básica da escola. Isso auxilia às famílias, contribui para a frequência e estimula o bom desempenho”, destaca o prefeito Ary Vanazzi.

Dentre os educandários beneficiados pelo projeto está a Escola Municipal de Ensino Fundamental Álvaro Nunes, no bairro Campina. Vice-diretora do local, Cíntia Fabiane da Silva comemorou o início da ação. “Estamos muito felizes, nossa comunidade é bem carente, temos muito alunos que vinham para a escola sem o café da manhã e acabavam tendo dor de barriga ou dor de cabeça na hora do lanche, onde servimos comida, justamente por não terem tido essa base da alimentação logo cedo”, explica.

Na escola, o primeiro dia contou com 50 alunos participantes do café. Nesta terça-feira (27), foram 61. Ao todo, segundo Cíntia, o turno da manhã conta com cerca de 400 dos mais de 800 alunos da escola e abrange da Educação Infantil ao nono ano. Conforme ela, o café no local é servido no refeitório entre 7h e 7h15. “Depois disso, eles ficam no pátio acompanhados por um professor até o começo da aula, às 7h30”, conta.

Cardápio
Cíntia frisa que o preparo do café atende as necessidades de cada aluno, com uma dieta específica para aqueles com alguma intolerância alimentar. Além do café da manhã, ainda no período de aula os alunos recebem um lanche, onde é servida comida e uma fruta. “O projeto do café da manhã está tendo uma aceitação muito boa na nossa escola. Acreditamos que o número de participantes vai crescendo aos poucos nos próximos dias”, pontua Cíntia.

Nutricionista aponta a importância do café da manhã

Nutricionista do Município, Rodrigo Gomes Barbosa acompanha o andamento do projeto nesta semana na EMEF Álvaro Nunes. Ele destaca a importância do café da manhã para os estudantes. “É importante tanto para o desenvolvimento físico como da aprendizagem das crianças. Começar o dia com uma alimentação completa e saudável faz toda a diferença”, pontua Barbosa. Para esta quarta-feira (28), o cardápio previsto pela Secretaria Municipal de Educação para o café da manhã dos alunos contempla café com leite, cuca colonial e maçã.  

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade