abc+

RECOMEÇO

Projeto entrega novo lar para atingidos pelas cheias; veja como participar

Morador do bairro Santos Dumont, em São Leopoldo, o pedreiro Mário Paz de Oliveira foi o primeiro a ser contemplado

Publicado em: 16/07/2024 às 07h:28 Última atualização: 16/07/2024 às 07h:30
Publicidade

Propiciar um recomeço para as pessoas que perderam suas casas na cheia histórica. Esse é o objetivo do Projeto João de Barro, que objetiva reconstruir 200 casas em locais com baixo risco de novas inundações. Morador do bairro Santos Dumont, o pedreiro Mário Paz de Oliveira tem 62 anos e vive sozinho no local há 13. Em 2024, não apenas se viu atingido por uma enchente pela primeira vez, como também viu seu lar ser destruído por ela.

Martins, Santos, Kehl e Scherer entregaram a 1.ª casa do projeto para Mário de Oliveira



Martins, Santos, Kehl e Scherer entregaram a 1.ª casa do projeto para Mário de Oliveira

Foto: Amanda Krohn/Especial

“Eu sou uma dessas vítimas que também não esperava, mas aconteceu e eu fiquei sem nada. Perdi a casinha que eu tinha, que era aqui mesmo, nesse mesmo endereço”, diz. Seu Mário, como é chamado, conheceu o projeto por acaso. “Eu estava ali ajudando a vizinha a fazer o muro dela quando encontrei esse grupo de rapazes aí, com a missão de vir nos ajudar”, conta. “Construíram a minha casa e já está pronta por dentro. Fui ajudar uma pessoa e acabei sendo ajudado também”, continua o leopoldense.

O pedreiro, que estava fora de casa desde o dia 20 de maio, retornou ao lar na sexta-feira (12). Ele não apenas ganhou a reconstrução da casa através do projeto, como também a compra de móveis e eletrodomésticos, como fogão e geladeira.

Leia também: PREVISÃO DO TEMPO: Vai esquentar mais na terça-feira? Veja o que esperar

“Consegui sair antes da água entrar na minha casa porque o pessoal da rua me acordou, ouvi aqueles comentários às 5 da manhã e saltei da cama, daí tratei de pegar umas roupas, documentos e fui embora”, diz. “Agora já estou morando aqui. Dá pra descansar, dormir bem, consigo me alimentar…”, completa.

Veja os critérios e saiba como ser beneficiado

Para ser beneficiado, é preciso criar um texto de no mínimo 20 linhas contando a história da família e listar, abaixo dele, os nomes de quem mora no local e o endereço. Também deve-se criar um vídeo de cerca de três minutos mostrando a casa atingida e os membros da família.

Clique para ler: Exército deve iniciar levantamento topográfico do sistema de diques nesta terça-feira

Ambos devem ser enviados para o e-mail projetojoaodebarrors@ gmail.com Estão aptas a participar as famílias de até quatro membros em que pelo menos um deles possa participar ativamente da reconstrução.

A área deve ser onde já havia uma casa, que deixou de existir por causa das cheias ou teve a estrutura completamente comprometida. O local deve ter baixo risco de novas inundações. O projeto, coordenado pelo empresário portanense Márcio Alves Martins, foi idealizado pelo empresário Jonas Aguiar Kehl e ocorre em parceria com os empresários Diego Korpalsk dos Santos e o construtor Flávio Antônio Scherer. A doação dos móveis é por conta da empresa Reconstrusul.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade