INOVAÇÃO

Projeto de telemedicina de Esteio conquista prêmio nacional de inovação

Premiação foi entregue em maio, mas só foi recebida na sexta-feira devido à crise climática

Publicado em: 29/06/2024 12:28
Última atualização: 29/06/2024 12:28

O projeto Pronto Atendimento Digital 24 Horas, que oferece consultas através de telefone sete dias por semana 24 horas por dia a qualquer esteiense que esteja em qualquer lugar do mundo, recebeu o Prêmio InovaCidade, realizado pelo Instituto Smart City Business America.

O troféu foi entregue no dia 14 de maio, em São Paulo, mas nenhum gestor municipal pode ir à capital paulista recebê-lo em razão dos transtornos causados pela cheia histórica, então ele foi enviado pelos Correios para a Secretaria Municipal da Saúde. Nesta sexta-feira (28), o titular da SMS, Gilson Menezes, veio a Prefeitura mostrar o troféu ao prefeito Leonardo Pascoal.

Em sua 11ª edição, o Prêmio InovaCidade superou o número de inscrições de projetos dos anos anteriores. Foram 128 inscrições de 81 organizações diferentes. O Pronto Atendimento Digital 24 Horas oferece atendimento médico gratuito para casos leves e moderados. Os usuários do SUS podem solicitar consultas e troca de receitas de forma rápida e eficaz, sem a necessidade de sair de casa.

Como funciona o projeto

A Prefeitura de Esteio estabeleceu como meta para 2022 a implementação da telemedicina, visando ampliar a capacidade de atendimento de saúde no município. Em agosto de 2022, após licitação, foi lançado o sistema de pronto atendimento virtual, tornando Esteio um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul a oferecer tal serviço de forma semelhante aos planos privados.

A prestação de serviço é feita por meio de ligação telefônica, através de número para Discagem Direta Gratuita (DDG), popularmente conhecida como 0800. Quando o usuário dispõe de um celular com acesso à internet, de acordo com a sua queixa clínica, um link é enviado para o dispositivo móvel do munícipe, através do qual é iniciada uma videochamada; se o usuário não dispõe de um celular ou similar com acesso à internet, a execução dos serviços de tele triagem, teleconsulta médica ou regulação médica é realizada por meio da própria ligação.

No primeiro ano, a Medicar Emergências Médicas Ltda. operacionalizou o serviço, com um investimento de R$ 779.491,44. Após o término do contrato em setembro de 2023, a Topmed Assistência à Saúde Ltda. assumiu, com um investimento anual de R$ 813.143,16. Até o final de 2023, foram realizados 55.485 atendimentos pelo Pronto Atendimento Digital, liberando agendas nos serviços presenciais da rede de atenção primária.

Como ser atendido

Após o paciente fazer a ligação para o telefone 0800-888-9622, um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central passa a chamada para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os atendentes acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.

Validados os dados, o profissional enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.

Caso o paciente possa ser atendido pelo PAD 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.

Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail. Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista.

O pronto atendimento virtual pode ser utilizado 24 horas por dia, sete dias por semana, quando não houver urgência no atendimento ou risco de morte para o paciente (nessas situações, o mais indicado é buscar um hospital). Ele também pode ser usado para a renovação de receitas, desde que o paciente tenha participado de uma consulta presencial nos últimos 12 meses.

Cadastre-se na UBS de referência

De acordo com a SMS, há duas condições básicas para poder utilizar o serviço: o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma unidade básica de saúde do Município. 

Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o Pronto Atendimento Digital posteriormente Para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas