abc+

TURISMO EM MORRO REUTER

Projeto de novo parque ecológico da região é apresentado; confira imagens

Obras na área junto à BR-116 iniciam ainda este ano

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 24/03/2024 às 15h:30 Última atualização: 24/03/2024 às 17h:25
Publicidade

A prefeitura de Morro Reuter divulgou na tarde deste domingo (24), durante a programação de aniversário, o projeto do parque municipal Carlos Bertholdo Feltes, na área que fica às margens da BR-116.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Comunidade se reuniu para celebrar Morro Reuter | abc+



Comunidade se reuniu para celebrar Morro Reuter

Foto: Daniela Moraes/ Prefeitura de Morro Reuter

Serão 9,7 hectares com mato, cascata, riachos, banhados, barragem e rochedo com vista panorâmica. Segundo a prefeitura, a ideia base do projeto é criar um espaço de lazer, compartilhamento com total respeito à natureza. As melhorias devem iniciar ainda este ano e não há ainda um prazo para a entrega do espaço.



“No ano passado, na mesma data, anunciamos a desapropriação da área e hoje anunciamos o projeto conceitual do Parque Carlos Bertholdo Feltes. Só posso desejar os parabéns a essa cidade que se desenvolve com o envolvimento de sua comunidade”, disse a prefeita Carla Chamorro.

O recurso para o parque vem por meio de verba parlamentar do deputado federal Maurício Marcon. No ano passado, o deputado realizou um concurso, com voto popular, e premiou o município do Vale do Sinos na categoria de cidades de 5 a 10 mil habitantes. Com a conquista, Morro Reuter receberá R$ 1 milhão de reais para a construção do parque ecológico.

A prefeitura também afirmou que outra obra foi liberada: a nova rótula de acesso ao Morro da Embratel, Paradouro e localidade Birckenthal, realizada pelo Dnit.

O caminho até o projeto

Prefeita Carla Chamorro durante anúncio sobre o parque | abc+



Prefeita Carla Chamorro durante anúncio sobre o parque

Foto: Daniela Moraes/ Prefeitura de Morro Reuter

A prefeita Carla Chamorro lembra que desde a emancipação do município havia o desejo de que o local fosse transformado em um grande espaço de lazer e visitação. “Trata-se de um grande espaço para fomentar o turismo local, um desejo antigo da comunidade que conseguimos realizar agora mantendo o compromisso de preservar a riqueza natural que esse local possui”, destaca Carla.

Em 20 de março de 2023, a prefeita assinou a desapropriação da área com o objetivo de transformá-la em um grande parque municipal. No mesmo ano, a empresa MR Arquitetura da Paisagem foi contratada para elaborar o projeto do parque.

Para a elaboração do projeto, um grupo de 40 pessoas de vários segmentos da sociedade, entre eles, comércio, gastronomia, turismo, meio-ambiente, arquitetura, artes e indústria, participaram de dois encontros, um em novembro de 2023 e outro em março de 2024. A cada encontro, foi-se alinhando os objetivos e desejos para o futuro parque.

Sobre a empresa

A MR Arquitetura da Paisagem conta com equipes interdisciplinares de arquitetos, urbanistas, paisagistas, biólogos, designers, ilustradores, engenheiros (civis e ambientais), economistas, sociólogos entre outros.

No seu portfólio projetos de hotéis, resorts, parques, museus, edifícios comerciais, conjuntos residenciais, planos diretores, entre outros.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade