Desde agosto do ano passado, jovens talentos da região têm em São Leopoldo um espaço aberto para mostrarem a sua arte. Realizado na livraria e cafeteria No Pátio, no bairro Rio Branco, o projeto Jovens Músicos dá oportunidade a artistas na faixa dos 18 anos de se apresentarem aos domingos no local.
De acordo com a proprietária do espaço, Aline Marques, apesar de priorizar músicos leopoldenses, o projeto também recebe pessoas de fora, preferencialmente que tenham no repertório MPB e Bossa Nova.
“A ideia é abrir espaço para esta gurizada que toca lindamente, que estuda música, porque normalmente é um estilo de músico que não tem muito espaço em São Leopoldo para tocar”, comenta.
Segundo Aline, as edições do projeto ocorrem a cada 15 dias, sempre aos domingos. Interessados em participar podem entrar em contato por meio do Instagram @nopatiolivraria, pelo WhatsApp 99690-4126 ou no local, na Avenida São Borja, 97.
Retomada no domingo
Neste domingo (25), às 17h30, o projeto será retomado, com a apresentação de violão do músico Francisco Kern da Silva Costa, 17. Ele foi o primeiro artista a participar da iniciativa em 2023. Morador do bairro Morro do Espelho, Costa apresenta no repertório MPB e violão clássico. Ele conta que a inspiração para a música veio da família, quando ele ainda era criança. “Meu tio é percussionista e faz parte de rodas de samba, o que me proporcionou muito contato com a música. Meu brinquedo preferido sempre foi o violão”, diz.
Para ele, o projeto tem grande importância para quem está começando a trilhar o caminho da música. “É uma uma tecla que sempre bati: é preciso parar de subestimar os jovens em processos artísticos ou cognitivamente desafiadores. A livraria No Pátio me proporcionou muito e me acolheu de uma forma inexplicável”, comenta ele. Além da apresentação musical, na data Costa fará o lançamento do seu primeiro livro intitulado de “Mixórdia”
Espaço cultural variado
Segundo Aline, além da música, a livraria e cafeteria No Pátio abre espaço ainda para outros tipos de arte. “No Pátio também é um espaço cultural, que dá lugar para artesãos de São Leopoldo exporem e comercializarem seus produtos, além de ter uma sala para exposições de artistas plásticos”, diz. “Me sinto muito feliz em dar oportunidade a estes artistas, para que possam mostrar o fruto do estudo deles em iniciativas que têm dado certo e com boa repercussão.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags