abc+

CATÁSTROFE NO RS

Projeção é de Guaíba com níveis elevados nos próximos dias em Porto Alegre

Hidrólogos da Ufrgs dizem que água deverá permanecer na faixa dos 4 metros

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 24/05/2024 às 14h:52
Publicidade

O nível do Guaíba vai continuar elevado em Porto Alegre nos próximos dias. É o que aponta projeção divulgada no início da tarde desta sexta-feira (24) pelo Instituto de Pesquisas Hidrológicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Vista do cais de Porto Alegre, com Mercado Público em primeiro plano | abc+



Vista do cais de Porto Alegre, com Mercado Público em primeiro plano

Foto: Gustavo Garbino/PMPA

Segundo o IPH, “os cenários indicam cheia duradoura, com manutenção dos níveis elevados nos próximos dias”. A expectativa é que o nível do Guaíba oscile em torno da marca dos 4 metros, que é um metro acima dos 3 metros da cota de inundação. No início da tarde desta sexta estava em 4,05 metros.

Para os próximos dias não está descartada elevação dos níveis do Guaíba devido ao vento sul que vai soprar na região da Lagoa dos Patos, provocando represamento das águas do Guaíba. O vento acompanha a chegada de uma massa de ar polar que derruba as temperaturas no RS a partir da noite desta sexta.

Projeção indica cheia duradoura no Guaíba, em Porto Alegre | abc+



Projeção indica cheia duradoura no Guaíba, em Porto Alegre

Foto: IPH/UFRGS/Divulgação

A situação não deverá mudar muito no início da próxima semana, quando sai o vento sul mas volta a chover na faixa leste do Estado. A isso soma-se a elevação do nível dos rios Jacuí, Taquari, Caí e Sinos após a chuva forte desta quinta-feira (23).

O pico do Guaíba foi no dia 5 de maio, quando chegou a 5,35 metros. O nível começou a baixar de forma lenta no dia 8, chegando a 4,56 metros no dia 11. No dia 14 de maio voltou a subir, chegando a 5,2 metros.

“Apresentou redução lenta desde então, com episódios de represamento da ordem de 10 centímetros pelo vento sul, estabilização desde a quarta-feira com pequenas variações ontem (quinta) devido a ventos e chuva forte na Grande Porto Alegre”, analisam técnicos do IPH/Ufrgs.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade