abc+

REGIÃO

Programa vai revitalizar 20 praças leopoldenses até 2024; saiba quais

Espaços receberão melhorias pelo programa Revitaliza Mais Praças

Publicado em: 24/10/2023 às 08h:48 Última atualização: 24/10/2023 às 09h:03
Publicidade

A Prefeitura de São Leopoldo apresentou, nesta segunda-feira (23), o programa Revitaliza Mais Praças, que teve início na mesma data. O ato ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito Ary Vanazzi.

Praça Santa Catarina será contemplada pelo programa Revitaliza Mais Praças e ganhará diversos brinquedos



Praça Santa Catarina será contemplada pelo programa Revitaliza Mais Praças e ganhará diversos brinquedos

Foto: Amanda Krohn/Especial

Com um orçamento de aproximadamente R$ 433 mil, o programa visa contemplar 20 praças com brinquedos como balanços adaptados, escorregadores, gangorras e diversos outros. Segundo o prefeito, a expectativa de conclusão é para até 2024.

Além dessas, o município possui ainda 107 praças. Entre elas, sete são adotadas por autarquias (quatro delas pelo Serviço Municipal de Água e Esgotos – Semae), 15 não têm possibilidade de instalação de brinquedos e 19 já receberam novos equipamentos no último período.

Somando as praças adotadas, as que já foram reformadas e as que serão contempladas pelo programa, o município terá 46 praças revitalizadas quando as obras forem concluídas.

Bem-estar social

O prefeito Vanazzi comentou sobre a importância que esses espaços têm, não apenas para os outros moradores, mas também para ele e sua família. “Moro no mesmo bairro desde que vim para São Leopoldo e, quando meus filhos nasceram, eu trazia eles para brincar na praça dos Correios, porque não dava para levar nas outras”, lembrou. “Agora a cidade cresceu e nosso governo adotou uma política séria de recuperar espaços públicos e dar vida a eles”, continuou.

O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb), Sandro Luis Della Mea Lima, destacou a importância da revitalização para os moradores. “Esperamos que a comunidade possa, de fato, assumir as praças como suas e usar esses espaços.”

Praças ganharão novos brinquedos

O Programa Revitaliza Mais Praças é dividido nas modalidades um, dois, três e diversos. Na primeira modalidade, as praças receberão playground com torre, gangorra dupla, labirinto e balanço adaptado. A modalidade 2 consiste na instalação de escorregador, gangorra dupla, trepa-trepa e balanço de três lugares. Na modalidade 3 terá playground com torre e balanço adaptado.

Crianças agradecem

Diuliano Lisboa de Oliveira tem 11 anos, mora no bairro Rio Branco e gosta de brincar diariamente na praça Santa Catarina. Segundo ele, suas atrações favoritas são o balanço e a quadra de esportes. “Gosto de vir porque a gente encontra os amigos, podemos tomar chimarrão, água e brincar bastante”, diz Diuliano.

Diuliano brinca na  Praça Santa Catarina



Diuliano brinca na Praça Santa Catarina

Foto: Amanda Krohn/Especial

Ricardo Gonçalves Garcia, de 30 anos, gosta de levar seus cinco filhos para a praça: Vitória Dias Gonçalves, Péterson, Richard, Davi e Samuel. Respectivamente, eles têm 12, 10, 5, 7 e 3 anos. “Trago quase todo final de semana, é um lugar bom para as crianças brincarem e para estar com a família”, contou.

Praças atendidas

Modalidade 1
Praça Pedro Paulo Baltazar, bairro Vicentina
Praça Santa Catarina, bairro Rio Branco
Praça Melvin Jones, bairro Pinheiro
Praça da Alta Tensão, bairro Arroio da Manteiga
Praça Skate, bairro Feitoria
Praça Telão, bairro Feitoria

Modalidade 2
Praça Bom Viver, bairro Santos Dumont

Modalidade 3
Praça Jornalista Cristel Kaiser, bairro Scharlau
Praça Associação Santa Marta, bairro Arroio da Manteiga
Praça Coronel Bordini, bairro Santo André
Praça Pão de Queijo, bairro Feitoria
Praça Nereu Ramos, bairro Duque de Caxias
Praça Cooper União, bairro Scharlau
Praça da Parada Nove, bairro Feitoria
Praça da Paz, bairro Santos Dumont
Diversos
Na modalidade diversos constam cinco praças e cada uma delas receberá brinquedos diferentes:
Praça Porto Belo União, na Campina: trepa-trepa, balanço de três lugares, gangorra adaptada e ponte persil;
Vera Wainmann Schmidt, no bairro Fazenda São Borja: casa de criança, playground com rampa de corda, balanço de ferro com dois lugares e playground com 12 brinquedos;
Praça Otávio Palharini, no Duque de Caxias: balanço vai e vem, balanço de tora com dois lugares, gangorra e casa deck;
Praça posto de saúde, na Feitoria: playground de tora autoclave, balanço adaptado, balanço de ferro com três lugares, escorregador
Praça Ana Bandeira, bairro Rio dos Sinos: playground com torre, gira gira adaptado

 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade