ESTEIO

Programa Idoso Feliz é finalista do 6º Prêmio Boas Práticas da Famurs

A classificação final será conhecida na cerimônia de premiação do evento, marcada para 30 de outubro, em Nova Petrópolis

Publicado em: 21/10/2024 17:31
Última atualização: 21/10/2024 17:32

Em 10 de outubro do ano passado, a Prefeitura de Esteio fez o lançamento do programa Idoso Feliz, com o objetivo de reduzir o isolamento social de pessoas acima de 60 anos e melhorar sua saúde física e emocional. Na última sexta-feira (11), o programa foi anunciado como um dos finalistas da categoria “Melhor Idade 60+” do 6º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). A classificação final será conhecida na cerimônia de premiação do evento, marcada para 30 de outubro, em Nova Petrópolis.

O programa tem o objetivo de reduzir o isolamento social de pessoas acima de 60 anos e melhorar sua saúde física e emocional Foto: Divulgação/Prefeitura de Esteio

O Idoso Feliz funciona nos mesmos moldes dos projetos Criança Feliz e Primeira Infância Melhor, nos quais o Município tem atuação destacada nacionalmente. Coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (SMCDH) com parceria das secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) e da Educação (SME), ele foi pensado para atender pessoas acima de 60 anos inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, priorizando aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social, de isolamento ou com vínculos familiares fragilizados.

Programa é focado em promover envelhecimento ativo e saudável

Os objetivos do programa são identificar os moradores da cidade nessas condições e fortalecer os vínculos familiares, através de orientações à família sobre os cuidados necessários ao idoso, promover um processo de envelhecimento ativo e saudável e minimizar o isolamento social.

O processo de implantação teve início em 2023 com formação de grupo de trabalho sobre o tema. Foi promovido o mapeamento do quantitativo de pessoas que se enquadram nos critérios do programa, com a identificação de quase 2.970 idosos. Após a contratação de estagiários de Ensino Superior como visitadores, o programa começou suas atividades com visitas domiciliares. Nelas, são promovidos momentos descontraídos e prazerosos, com jogos, música e leituras, além de escuta, diálogos, exercícios para a memória e orientações sobre direitos e sobre acessos a serviços públicos, entre outras ações.

Veja também: Trabalho sobre a enchente feito por estudantes de São Leopoldo recebe destaque nacional da Fiocruz

O Prêmio Boas Práticas da Famurs tem o objetivo de reconhecer e estimular a realização de práticas bem-sucedidas e inovadoras nos municípios gaúchos. Neste ano, foram inscritas 279 iniciativas em 16 áreas de atuação. Também concorrem ao prêmio na categoria “Melhor Idade 60+” projetos das prefeituras de Fortaleza dos Valos e de Santiago.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas