Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), o governador Eduardo Leite apresentou prognósticos do tempo para os próximos dias. E o cenário não anima.
Além da chuva forte prevista para a região Sul, que tende a se agravar na quarta-feira (8), uma frente fria irá se deslocar pelo Estado podendo provocar temporais em diferentes regiões, com descargas elétricas, granizo, ventos com rajadas de até 100 km/h. Além disso, as temperaturas devem despencar.
“Muita gente que está desabrigada, eventualmente até na água, é preocupação nossa para que possam estar protegidas. A temperatura vai despencar e na quinta-feira pode ficar entre 5 e 11 graus no centro-sul, chovendo forte na zona Sul do Estado”, observa o governador.
De acordo com a Sala de Situação do governo gaúcho, que monitora o clima, as condições podem causar temporais em diferentes locais, mas a condição mais expressiva pode ser na parte Oeste, atingindo Campanha, Centro e Noroeste.
A instabilidade pode seguir entre sexta-feira (10) e domingo (12), mas desta vez mais na Metade Norte, incidindo sobre rios que já se elevaram ao longo da última semana e provocaram cheias históricas.
“A projeção é que as chuvas possam voltar a provocar fortes inundações em regiões já afetadas, principalmente Vale do Taquari e Serra, até mesmo gerando impacto depois na região metropolitana”, alerta Leite. Ele observa que este prognóstico está sendo monitorado diariamente.
O governador afirma que não é hora de voltar para casa nestas regiões. “Estamos monitorando, mas faço um apelo que tem projeção de chuva forte na sexta. Tem cidades com pessoas voltando, vamos precisar que as pessoas tenham paciência e evitem estas localidades. Não será hora de volta para casa.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags