EDUCAÇÃO

Professor do Vale do Sinos conquista prêmio estadual com projeto de representatividade negra

Docente de Dois Irmãos é homenageado por iniciativa que promove a consciência racial com a ajuda de artistas como Elza Soares e Tupac

Publicado em: 20/10/2024 17:36
Última atualização: 21/10/2024 16:00

A 27ª edição do Prêmio Educação RS, promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Estado (Sinpro/RS), realizou na última sexta-feira (18) a entrega dos troféus Pena Libertária nas categorias Profissional, Projeto e Instituição. Entre os premiados, um dos destaques foi o professor Moisés Bruno de Oliveira, de 34 anos, que leciona em Dois Irmãos.


Professor Moisés Bruno de Oliveira recebe troféu Pena Libertária Foto: Igor Sperotto/Sinpro

O prêmio, um dos mais prestigiados do Rio Grande do Sul, concedeu a Oliveira o troféu na categoria Projeto, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na Escola Municipal Felippe Alfredo Wendling. Utilizando referências de artistas como Beyoncé, Iza, Tupac, Rihanna, Elza Soares e Racionais MC’s, o docente introduziu na sala de aula debates sobre representatividade negra e racismo.

A premiação consagra um momento significativo na carreira do professor, que vê na educação um instrumento de transformação social. “Espero que esse projeto inspire outras escolas, assim como os alunos que já passaram por ele e se sentiram tocados. Na educação, tudo o que é feito com conhecimento e de coração tende a ter mais êxito”, reflete Oliveira.

Além de Oliveira, o Prêmio Educação RS homenageou o professor Rualdo Menegat, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na categoria Profissional, e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), na categoria Instituição. Criado em 1998, o prêmio busca valorizar educadores e instituições comprometidos com o ensino de qualidade e a formação cidadã.

Boas Práticas na Assembleia Legislativa

Na sexta-feira, Oliveira também participou do lançamento do livro Boas Práticas Pedagógicas das Escolas do RS. A obra reúne relatos de 79 escolas e 222 autores, destacando projetos e ações implementados em escolas municipais e estaduais, com o objetivo de inspirar outras instituições de ensino.


Professor Moisés Bruno de Oliveira é um dos autores do livro Boas Práticas Pedagógicas das Escolas do RS Foto: Raul Pereira/ALRS

O livro foi organizado pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT). “Esse compartilhamento, que agora multiplicamos em livros, é parte da luta por investimento e respeito pela educação pública”, afirmou a deputada durante o lançamento.

Oliveira enfatiza a importância de participar dessas iniciativas: “Sempre vale a pena que outros professores da nossa região se inscrevam em premiações como essa, pois há muitos trabalhos excelentes que merecem reconhecimento”, conclui.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas