A lista divulgada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para a prova de Literatura em Língua Portuguesa do vestibular 2024 tem quatro títulos como novidade.
Ao todo são 12 obras, oito de listas anteriores e quatro incluídas pela primeira vez: “A terra de mil povos”, do escritor e ambientalista Kaká Werá; “Água Funda”, da escritora paulista Ruth Guimarães; “Cem Anos de Solidão”, do colombiano e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez; e “Um Útero é do Tamanho de Um Punho”, da poetisa de Pelotas Angélica Freitas.
O professor de Literatura e Linguagem do Fênix Vestibulares, Patryk Galvan, fala sobre a necessidade e importância das novas obras. “São leituras mais diversificadas, ou seja, contemplam indígenas, negros, mulheres que historicamente foram apagados de qualquer protagonismo. Ao longo de muitas décadas os autores eram somente homens brancos. A Ufrgs tem feito movimentos de atualização nesse sentido”, enfatiza.
Galvan explica que as novidades fogem do padrão de romances na estética da década 1930. “Acredito que a Ufrgs siga essa tendência de cada vez menos repetir obras. Ela dita para os alunos o que vão ler durante o ensino médio. A Ufrgs sabe do papel social importante que ocupa, então é essencial que exista esse progresso”, justifica.
O professor salienta que os vestibulandos devem observar mais que a parte técnica dos livros, como personagens e datas. “É fundamental entender e compreender a relevância de cada obra, o que ela significa, qual a mensagem que está passando e como ela se aplica nos dias atuais”, diz.
LEIA TAMBÉM
Atenção aos clássicos
Galvan relata que a linguagem dos clássicos está distante dos jovens. “São dois lados, existem essas dificuldades domésticas de linguagem, mas também há uma certa resistência com o novo. De forma geral, meus alunos vestibulandos gostaram das mudanças, mas existe uma certa luta para sair da zona de conforto”, afirma o professor.
Galvan alerta para que os alunos não deixem nenhuma das 12 obras obrigatórias de lado. “É preciso lembrar que são 15 questões, ou seja, ao menos uma de cada livro será feita. Clássicos como ‘Várias Histórias’, de Machado de Assis, precisam de atenção.”
Lista de leituras obrigatórias 2024
– “A Terra de Mil Povos”, Kaká Werá
– “Água Funda”, Ruth Guimarães
– “Cem Anos de Solidão”, Gabriel García Márquez
– “Um Útero é do Tamanho de Um Punho”, Angélica Freitas
– “Lisístrata”, Aristófanes
– “Várias Histórias”, Machado de Assis
– “A Falência”, Júlia Lopes de Almeida
– “Coral e outros poemas”, Sophia de Mello Breyner Andresen
– “Caderno de Memórias Coloniais”, Isabela Figueiredo
– “Ponciá Vicêncio”, Conceição Evaristo
– “Deixa o Quarto Como Está”, Amílcar Bettega
– “Construção” (álbum), Chico Buarque