MEIO AMBIENTE

Principais pontos de poluição do Arroio Caracol são identificados; veja próximos passos da Corsan e prefeitura

Levantamento inspecionou os cursos d'água e coletou amostras para análise da qualidade

Publicado em: 11/10/2024 15:35
Última atualização: 11/10/2024 15:35

A Corsan e a Secretaria do Meio Ambiente de Canela realizaram um estudo aprofundado para identificar as principais fontes de poluição na bacia hidrográfica do Arroio Caracol. Áreas vulneráveis ao descarte incorreto de resíduos também foram encontrados. 

Corsan e Meio Ambiente de Canela realizaram levantamento sobre poluição do Arroio Caracol Foto: Leandro Heidtmann/Divulgação

Agora, a empresa responsável pelo saneamento básico da cidade e o Executivo municipal avançam nas medidas para proteção e melhorias na qualidade ambiental da região. 

O levantamento foi realizado em três etapas: inspeção dos cursos d'água da microbacia, coleta de amostras de água para análise da qualidade superficial e entrevistas com moradores locais. As conclusões foram repassadas diretamente à Secretaria, que utilizará as informações para orientar as políticas públicas voltadas à preservação dos recursos hídricos.

LEIA TAMBÉM: SONHO DE NATAL: Decoração terá pirâmide natalina e árvore de 23 metros de altura em Canela

Uma das ações prioritárias da pasta é incentivar a conexão das residências locais à rede de coleta e tratamento de esgoto, especialmente nas áreas onde o serviço já está disponível. Este trabalho é fundamental e é necessária a adesão, principalmente, de moradores dos bairros Centro, Vila Suzana, Vila Luíza, Santa Terezinha, Chacrão, Sesi, São Luiz, Reserva da Serra e Vivendas da Serra.

“O compromisso da Corsan com o município de Canela e a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente reforçam nossa responsabilidade ambiental e a necessidade de tratarmos adequadamente o esgoto. A correta gestão dos resíduos garante não apenas a preservação do arroio, mas também traz benefícios à saúde pública e ao desenvolvimento sustentável,” destaca o gestor de relações institucionais da Corsan na região Nordeste, Lutero Cassol.

A Corsan, que é controlada pela Aegea desde julho de 2023, planeja investir cerca de R$ 15 bilhões nos próximos dez anos em obras de expansão do saneamento nos municípios do Rio Grande do Sul. Essas ações fazem parte do compromisso de universalizar o acesso ao saneamento básico, conforme previsto pelo Marco Legal do Saneamento. A meta é alcançar, até 2033, 99% da população com acesso à água potável e 90% à coleta e ao tratamento de esgoto.

VEJA AINDA: Rede hoteleira de Gramado avança expansão nacional e terá nova unidade; saiba onde

Para solicitar a interligação, os cidadãos podem se dirigir à loja de atendimento da Corsan, na Rua Baden Powell, 202, no Centro de Canela, ou utilizar os canais digitais da empresa, incluindo o app Corsan, o site oficial, além do telefone 0800 646 6444 e WhatsApp (51) 9 9704-6644.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas