VIOLÊNCIA

Primeiro trimestre termina com 36 mortes em Canoas

Homicídios cresceram 85% em relação ao mesmo período de 2022

Publicado em: 17/04/2023 13:20
Última atualização: 04/03/2024 17:45

Assassinatos, violência e um alto índice de mortes. De acordo com dados divulgados na última quinta-feira (13) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), Canoas fechou o primeiro trimestre de 2023 com 36 vítimas de homicídios. O número é 85% maior do que no mesmo período de 2022, quando foram registradas 20 mortes na cidade.

De acordo com as autoridades, mortes têm relação com o tráfico de drogas Foto: POLÍCIA CIVIL/DIVULGAÇÃO

Nos primeiros dias do mês de abril, mais duas pessoas foram assassinadas no município. Desta vez um homem de 52 anos foi morto no interior de uma casa de festas do bairro Olaria. De acordo com a Brigada Militar (BM), a vítima possuía uma extensa ficha criminal. "A maioria dos homicídios ocorridos nesse período em Canoas teve por motivação a relação das vítimas com o narcotráfico ou outras modalidades delituosas", afirmou o tenente-coronel André Luiz Stein, comandante do 15º Batalhão de Policiamento Metropolitano (BPM). Outra vítima foi morta na noite se sexta-feira (14), no bairro Guajuviras. Um homem de 39 anos foi assassinado com cerca de 20 facadas. 

O comandante afirma que por se tratar da terceira cidade com maior população do Estado, Canoas acaba atraindo um número maior de criminosos. "Nossa atividade é planejada com base na análise criminal, num permanente monitoramento das tendências criminológicas, aplicando os meios de maneira dinâmica, para neutralizar tais práticas."

Já no que diz respeito aos homicídios, a BM está focada em auxiliar a Polícia Civil. "Queremos direcionar a ampliação da cobertura do policiamento ostensivo nas áreas sensíveis. Também temos uma estreita relação colaborativa com a Polícia Civil, especialmente com a Delegacia de Homicídios, que tem sido uma importante parceira na reversão do quadro preocupante apresentado no 1.° trimestre."

Nova Santa Rita

Se em Canoas os números de homicídios cresceram em relação a 2022, Nova Santa Rita manteve a mesma média.

No primeiro trimestre do ano passado foram três vítimas, assim como este ano.

Latrocínios em Canoas e Nova Santa Rita

Por outro lado, ainda que os dados apresentem 465 assaltos a pedestres e 81 roubos de veículos no ano, nenhum latrocínio foi registrado em Canoas. "Nossos esforços já têm surtido efeito, tanto que, nas primeiras duas semanas do mês de abril, temos somente um fato consumado (homicídio) cuja vítima teve estreita ligação com o meio criminal", explicou Stein.

Nova Santa Rita também não registrou latrocínios nos três primeiros meses do ano. Foram 12 assaltos e cinco veículos roubados. Assim como Canoas, o município é igualmente atendido pelo 15.ºBPM.

"Estamos trabalhando para fortalecer todo o sistema que envolve a segurança pública. Com planejamentos diários, os órgãos de segurança vêm realizando operações específicas impactando na redução da violência e no enfraquecimento de grupos criminosos. Além disso, o incremento das atividades de inteligência e a utilização de dados estratégicos do RS Seguro também fortalecem, cada vez mais, as ações de policiamento preventivo da BM e investigações da Polícia Civil", destaca o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.

O secretário reitera que o Estado como um todo também teve um menor número de latrocínios em 2023. Outros crimes com indicadores menores foram os de abigeato e feminicídio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas