Anunciado em agosto como alternativa para as praças de pedágio, o sistema free flow começará a operar na próxima sexta-feira (15) no quilômetro 108 da RS-122, em Antônio Prado. Este é o primeiro dos seis pórticos previstos para entrarem em funcionamento até fevereiro de 2024.
Com o novo sistema, as tradicionais praças de pedágio serão desnecessárias, mas a cobrança seguirá sendo realizada da mesma forma. O modelo será implementado em todas as rodovias do Bloco 3 de concessão, que é gerido pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG).
Diferente do que acontece em outros locais que adotam o mesmo sistema, no Rio Grande do Sul os motoristas pagarão o valor integral do pedágio e não apenas do trecho percorrido. A possibilidade de cobrança proporcional vai depender dos resultados dos estudos que serão feitos nos próximos dois anos.
Como será feita a cobrança
Os sensores e câmeras instalados no pórtico fazem a leitura das placas dos veículos e também a quantidade de eixos rodantes e suspensos. É com base nisso que é definido o valor a pagar pelo motorista. De acordo com o governo do Estado “as imagens passam por revisão humana, caso as câmeras tenham algum problema para identificar as placas e, somente após a confirmação, a cobrança é registrada no sistema.”
Para fazer o pagamento os usuários poderão utilizar o site e o aplicativo da concessionária CSG. O aplicativo é o CSG FreeFlow, disponível tanto para o sistema Android quanto iOS. Nos dois casos pode ser feito o pagamento por pix e cartão de crédito.
Tanto no site quanto no aplicativo o motorista poderá fazer o pagamento mesmo não fazendo o cadastro junto à empresa. Contudo, usuários cadastrados terão direito a descontos e conseguem monitorar veículos e monitorar os valores devidos. Também haverá a possibilidade de pagamento via tag, sistema que já funciona no modelo tradicional de pedágio.
LEIA TAMBÉM