TRANSPORTE PÚBLICO
Recadastramento para gratuidades nos novos ônibus de Novo Hamburgo já começou; saiba quem deve fazer
Com intenção de evitar filas, prefeitura definiu cronograma para idosos e pessoas com deficiência garantirem novo cartão
Última atualização: 06/02/2024 07:13
O recadastramento de idosos com 80 anos ou mais e pessoas com deficiência (PCD) no novo transporte coletivo, que começou na segunda-feira (5), movimentou a Casa das Artes, na Avenida Primeiro de Março, n° 59, em frente ao paradão de ônibus. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
O tempo de atendimento médio estava em 15 minutos na manhã de segunda, mas a tendência era que o processo fosse mais célere com o decorrer do processo. Este cadastramento inicial é para quem tem direito ao transporte público gratuito. Os demais usuários serão cadastrados a partir de março.
“Faz o cadastro e sai com o cartão”, explica secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira. Ela observa que o novo cartão só poderá ser usado a partir de abril nos novos ônibus de cor amarela, que pertencem à Empresa Viação Santa Clara, vencedora da licitação e que vai substituir as atuais empresas. O cartão de gratuidade deverá ser renovado daqui a dois anos.
Morador do bairro Canudos, o aposentado Nélio Pires, 87 anos, considerou o atendimento rápido e saiu com sua carteirinha.
Morador do Primavera, Raul Soares, 81, também saiu do local com o documento, aprovando a ideia de renovar de dois em dois anos. “Eu uso pouco ônibus porque caminho quando posso. O que mais uso é a linha Osvaldo Cruz e o Circular Fenac”, contou o aposentado.
A presença do ar-condicionado na nova frota é destacada pela aposentada Olívia Mônaco, 86. Ao sair da Casa das Artes com informações do que precisa levar para ter o cartão de gratuidade, contou que torce pelo refresco no coletivo. “Com esse calor está difícil andar de ônibus sem ar-condicionado. Vai ser melhor para nós, né?”, indagou dona Olívia.
Segundo a prefeitura, parte da frota do transporte coletivo terá ar-condicionado. Essa será uma das novidades dos ônibus de cor amarela.
Confira o cronograma de recadastramento
Para facilitar e evitar filas, o recadastramento de idosos foi dividido por idade. Até sexta-feira (9), será para quem tem 80 anos ou mais. Os idosos devem levar um documento com foto e um comprovante de endereço em Novo Hamburgo.
O cadastramento segue entre os dias 14 a 23 de fevereiro (depois do carnaval), para idosos com 75 anos ou mais. De 26 de fevereiro a 8 de março, será para idosos com 70 anos ou mais. E de 11 a 28 de março para quem tem 65 anos ou mais.
O recadastramento de PCDs será organizado diretamente nas associações para facilitar os deslocamentos, e também pode ser feito simultaneamente de 5 de fevereiro a 28 de março na Casa das Artes.
Além de documento com foto e comprovante de endereço em Novo Hamburgo, os PCDs precisam apresentar comprovante de rendimentos, laudo médico da deficiência e requerimento preenchido - este requerimento pode ser acessado no site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br.
As principais novidades
A nova frota de ônibus terá cor amarela e será composta por 76 veículos, com dimensões variadas. Entre as novidades, todos os ônibus com acessibilidade, película de proteção solar e botão de pânico. Parte da frota ainda terá ar-condicionado. Além do cartão MixMob, as passagens poderão ser compradas por aplicativo e em estabelecimentos comerciais. Inicialmente, também poderão ser pagas em dinheiro dentro dos ônibus.
Site dedicado ao novo sistema de transporte público esclarece dúvidas
O novo sistema do transporte coletivo que entrará em vigor em abril vai se chamar MixMob - Sistema Integrado de Mobilidade. Ele nasce a partir do processo licitatório do sistema de transporte público, vencido pela empresa Viação Santa Clara Ltda.
No site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br são apresentadas as principais novidades que virão com o novo transporte coletivo, tanto em relação à frota de ônibus, quanto em inovações tecnológicas e novas divisões de linhas, que visam melhorar a experiência no transporte público, tornando-o mais acessível, conveniente e seguro.