abc+

TEMPERATURAS ACIMA DOS 40 GRAUS

Primeiro dia de 2023 foi o início de ano mais quente do RS em pelo menos quatro décadas

Contudo, chegada de frente fria nesta segunda-feira (2) deve amenizar as temperaturas, mas tempo segue abafado, segundo a MetSul Meteorologia

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 02/01/2023 às 00h:09
Publicidade

2023 chegou batendo recordes. No Rio Grande do Sul, este foi o 1º de janeiro mais quente em pelo menos 40 anos. De acordo com a MetSul Meteorologia, os termômetros pelo Estado chegaram a registrar temperaturas acima dos 40 graus neste domingo. Em quase todas as regiões gaúchas, as máximas foram de no mínimo 35 graus.

Primeiro dia de 2023 foi o início de ano mais quente do RS em pelo menos quatro décadas



Primeiro dia de 2023 foi o início de ano mais quente do RS em pelo menos quatro décadas

Foto: Arquivo/GES

Em Feliz, no Vale do Caí, a temperatura bateu os 40,2 graus. No município de Quaraí, na região da fronteira Oeste gaúcha, o calor foi ainda maior: de 40,9 graus. No Vale do Sinos, os termômetros chegaram a 38,9 graus em São Leopoldo e 39,4 graus em Campo Bom – onde o registro foi o mais alto desde o começo das medições na cidade, em 1984. 

Na capital gaúcha, a temperatura de 37 graus no Jardim Botânico se tornou a mais elevada em dia de posse de governador desde a redemocratização, em 1985. Inicialmente, as cerimônias ocorriam no dia 15 de março, mas desde que passaram a ser feitas no primeiro dia do ano, a maior máxima em dia de posse em Porto Alegre tinha sido em 2019, no primeiro mandato de Eduardo Leite, quando a temperatura chegou a 36,6 graus.

Chegada de frente fria

Apesar do calor intenso deste início de ano, a previsão, conforme a MetSul, é de que uma frente fria avance pelo Estado nesta segunda-feira (2) e aumente a nebulosidade no céu gaúcho. O sol deve aparecer, mas entre nuvens. Há a possibilidade de chuva forte em algumas regiões e temporais em pontos isolados não é descartada.

O dia deve ser bastante quente até a chegada da frente fria, mas, ainda assim, as temperaturas desta segunda não devem subir tanto quanto as deste domingo. Conforme previsto, os termômetros ficam ao redor dos 30 graus na maioria dos municípios do RS. O calor mais intenso deve ser sentido no litoral norte, na região de Torres. 

No entanto, apesar do tempo esfriar após a passagem da chuva, o abafamento deve permanecer.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade