abc+

TURISMO

Primeira roda gigante temática do mundo já tem previsão para inauguração na Serra; saiba quando

Com investimentos de R$ 60 milhões, atração terá 52 metros de altura, 32 cabines e vista de 360 graus

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 12/11/2023 às 12h:36 Última atualização: 07/02/2024 às 17h:48
Publicidade

Canela deve ganhar no segundo trimestre de 2024 um empreendimento inédito de forma mundial. É a primeira roda gigante temática do mundo, que ficará no parque Mundo a Vapor e faz parte do projeto de expansão do local. Com investimentos de R$ 60 milhões, um evento mostrou o andamento das obras no local.

Roda Canela será a primeira roda-gigante temática do mundo



Roda Canela será a primeira roda-gigante temática do mundo

Foto: Divulgação

A nova atração terá 52 metros de altura, 32 cabines e vista de 360 graus. As cabines serão climatizadas, com aquecimento e ar-condicionado, contarão com câmeras de monitoramento ao vivo, interfone e vidros antiembaçantes. Ainda, haverá tela interativa com playlist que o cliente poderá colocar a música que desejar para fazer o percurso, que deve ter duração entre 20 e 25 minutos.

Denominada Roda Canela, a iniciativa é uma parceria da Interparques Holding S.A com o Mundo a Vapor. As fundações, inclusive, já foram concluídas. “A obra está indo muito bem, dentro do nosso cronograma, iniciaremos nos próximos dias a montagem das duas pernas e a colocação do eixo. Se o tempo permitir, temos a expectativa de terminar dezembro com o eixo nas pernas. E aí entramos janeiro com a montagem do aro, dando o ar de roda-gigante”, conta o diretor executivo da Pianura, Aldair Machado.

Após o aro formado, serão colocadas as cabines. “E em seguida, haverá a fase de testes, pois somos muito rigorosos com segurança. Enquanto isso, é preparado o em torno. São feitos testes com galões físicos de água e após termos todos os pareceres de segurança, abrimos em soft opening com pessoas”, justifica Machado.



Para Aldair, um dos maiores desafios de um equipamento é a aquisição, transporte e armazenamento dos materiais. Todos os componentes já estão no município e foram trazidos de uma das maiores fornecedoras do mundo, que fica na China. “A roda toda já está aqui e agora é o trabalho de montagem”, explica.

Show noturno e storytelling

O storytelling fará parte da história do Mundo a Vapor. “É ligada entre o passado e o futuro, será muito interessante essa conexão, estamos trabalhando na criação de personagens, vai ser muito legal. Teremos um pré-show antes de entrar na roda, tanto no Mundo a Vapor, quanto na roda terá pré-show conectando as histórias. E todo envolvimento da história é uma volta ao mundo, no mundo. E nosso tempo é o passado, presente e futuro e a roda será uma roda do tempo”, revela a diretora de Marketing do Mundo a Vapor, Caren Urbani.

São esperados 400 mil visitantes no primeiro ano de abertura do novo atrativo. Apesar de ainda ser cedo para ter informações sobre horário de funcionamento e valores de ingressos, o que já se sabe é que terá um show de luzes à noite.

“Vai acontecer, a Roda Canela será um atrativo noturno com as luzes. Na inauguração, diferente das outras rodas que trouxemos a iluminação de fornecedor local, dessa vez compramos com a iluminação já do fornecedor da obra. Ela já liga com toda a beleza cênica noturna, que será um espetáculo”, frisa Machado. A Interparques já conta com a FG Big Wheel, em Balneário Camboriú e com a Roda Rico, em São Paulo.

Expansão do Mundo a Vapor

Inaugurado em 1991, o Mundo a Vapor foi fundado pelos irmãos Urbani, que herdaram do pai a paixão por máquinas a vapor. No local é feito uma volta ao mundo, contada através das invenções dos fundadores, que são únicas. Além disso, há cenários instagramáveis, passeio de trem, foto antiga, espaço kids, café e outras atrações.

A famosa fachada do parque, que será reformulada, representa um acidente real que ocorreu no dia 22 de outubro de 1895, em Paris, quando uma locomotiva atravessou o saguão da estação ferroviária de Montparnasse, transpôs a sacada e despencou de uma altura de dez metros. A réplica do trem pendurado, uma das imagens mais conhecidas pelos turistas, será mantida nesta revitalização.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade