A PARTIR DE HOJE
Primavera começa com temperaturas típicas do auge do verão causadas por onda de calor intensa
Estação das flores inicia com período de anomalia que vai afetar as marcas máximas e provocar dias extremamente quentes para o mês no Sul do Brasil
Última atualização: 22/09/2024 15:19
A primavera começou às 9h44 deste domingo (22). A chegada da nova estação marca também o início de uma forte onda de calor com sequência de dias extremamente quentes para o mês de setembro. Assim avalia a MetSul Meteorologia que ainda aponta o impacto mais severo para o Sul do Brasil.
LEIA TAMBÉM: RS terá o maior episódio de chuva extrema desde as enchentes de maio, alerta MetSul
Os mapas analisados pela empresa de meteorologia indicam uma projeção de “anomalia de temperatura, ou seja, o desvio da média histórica, para as tardes de domingo, segunda, terça e quarta-feira”. A partir de hoje, esse cenário deve afetar centenas de cidades do Rio Grande do Sul.
“As temperaturas em muitas cidades à tarde estarão 10ºC a 15ºC acima do que é normal para o final de setembro, o que preenche os critérios não apenas de uma onda de calor como de uma onda de calor de forte intensidade.”
No RS, o extremo Sul não será afetado pela onda de calor. Isso porque a influência de uma frente fria, convertida a semi-estacionária, provocará dias seguidos de muita chuva. Por isso haverá um bloqueio que impedirá que a temperatura seja muito alta.
Frente fria e a onda de calor
A metade norte do do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná serão altamente impactados entre hoje e quarta-feira. Conforme a MetSul, a partir de quinta-feira chega uma frente fria que muda a temperatura em quase todas as regiões gaúchas e da parte Oeste dos estados catarinense e paranaense que terão calor excessivo na metade leste