A primavera começou às 9h44 deste domingo (22). A chegada da nova estação marca também o início de uma forte onda de calor com sequência de dias extremamente quentes para o mês de setembro. Assim avalia a MetSul Meteorologia que ainda aponta o impacto mais severo para o Sul do Brasil.
LEIA TAMBÉM: RS terá o maior episódio de chuva extrema desde as enchentes de maio, alerta MetSul
Os mapas analisados pela empresa de meteorologia indicam uma projeção de “anomalia de temperatura, ou seja, o desvio da média histórica, para as tardes de domingo, segunda, terça e quarta-feira”. A partir de hoje, esse cenário deve afetar centenas de cidades do Rio Grande do Sul.
“As temperaturas em muitas cidades à tarde estarão 10ºC a 15ºC acima do que é normal para o final de setembro, o que preenche os critérios não apenas de uma onda de calor como de uma onda de calor de forte intensidade.”
No RS, o extremo Sul não será afetado pela onda de calor. Isso porque a influência de uma frente fria, convertida a semi-estacionária, provocará dias seguidos de muita chuva. Por isso haverá um bloqueio que impedirá que a temperatura seja muito alta.
Frente fria e a onda de calor
A metade norte do do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná serão altamente impactados entre hoje e quarta-feira. Conforme a MetSul, a partir de quinta-feira chega uma frente fria que muda a temperatura em quase todas as regiões gaúchas e da parte Oeste dos estados catarinense e paranaense que terão calor excessivo na metade leste
LEIA TAMBÉM