A onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul chega ao seu pico na tarde deste domingo (17).
Conforme o responsável pela Estação de Meteorologia de Campo Bom, Nilson Wolff, a manhã já foi muito quente na cidade, com 30.9°C às 9 horas. “Em todo o ano é apenas o oitavo dia com 30°C ou mais neste horário sendo a última vez em 24 de outubro com 31.2°C.” Ele estima que a máxima hoje se aproxime dos 39°C. O recorde do ano, até o momento, foi de 39.8°C no dia 12 de fevereiro.
No litoral norte, Wolff afirma que os termômetros marcavam 26°C às horas deste domingo na praia de Atlântida Sul. “Belo dia de praia, com mar limpo e vento menos intenso”, afirma.
Quais serão as máximas de hoje?
A MetSul Meteorologia explica que uma massa de ar seco e quente cobre o território gaúcho, o que favorece com que as temperaturas se elevem.
Na tarde de hoje, são esperadas máximas perto ou acima de 35°C. Nos vales, Centro, Oeste e Noroeste, as máximas ficarão entre 37°C e 40°C. Nem a Serra gaúcha, conhecida pelas temperaturas frias, escapará do calorão, com previsão de até 34°C. Somente no Oeste gaúcho, onde as nuvens aumentam com risco de instabilidade, as temperaturas não ficarão tão altas.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Que horas será o pico da onda de calor?
O pico da recente onda de calor está previsto para a tarde deste domingo. Conforme o The Weather Channel, fará 36°C em Campo Bom, com sensação térmica de 39°C. O calor excessivo seguirá até as 16 horas. Aos poucos, as temperaturas baixam, mas ainda com temperaturas próximas de 30°C até o início da noite.
Alerta do Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para tempestade no Rio Grande do Sul nas próximas horas.
O órgão alerta para chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos entre 40 e 60 km/h e queda de granizo. O aviso é válido até as 23h59.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Achou quente? Saiba quando será o pico da onda de calor neste domingo
Virada no tempo
O sol predomina ainda na maior parte do dia neste domingo, mas a nebulosidade aumenta a partir do Oeste com a aproximação e chegada de uma frente fria. Conforme a MetSul Meteorologia, haverá pancadas de chuva entre a tarde e a noite em diferentes áreas do Estado, especialmente do Oeste, Centro e Sul.
Devido ao calor excessivo, há chance de temporais isolados com vento, principalmente na Campanha e no Sul. “A presença de ar mais seco em níveis médios da atmosfera desfavorece um episódio de temporais mais generalizados”, destaca a MetSul.
Não se afasta instabilidade à noite na Grande Porto Alegre, mas a maioria dos dados limita a instabilidade a áreas mais ao Centro, ao Oeste e ao Sul neste domingo.
Na segunda-feira (18), a instabilidade frontal afeta grande parte do RS com queda de temperatura, mas ainda fará calor em parte do estado.
LEIA TAMBÉM