A quinta-feira (10) começou nublada na maioria das cidades gaúchas. Entre hoje e amanhã, um centro de baixa pressão causará chuva, com temporais e vento forte no Sul do Brasil. O vento mais intenso é esperado no litoral do Rio Grande do Sul e no Leste de Santa Catarina. Já os acumulados mais altos de chuva são previstos para o território catarinense.
A MetSul Meteorologia alerta que vem chuva até esta sexta-feira (11) no Sul do Brasil com acumulados que, em algumas áreas, podem superar a média histórica do mês de outubro inteiro em apenas 72 horas, o que pode causar alagamentos, inundações e elevação de níveis de rios.
LEIA MAIS: FURACÃO MILTON: Gaúcho grava momento que fenômeno toca o solo nos EUA; veja vídeo
A chuva volumosa é consequência de centro de baixa pressão no Paraguai. As áreas de maior risco são a Metade Norte do Rio Grande do Sul, grande parte de Santa Catarina e o Oeste do Paraná. Nestas áreas, a chuva deve passar de 100 mm em vários pontos até o final da sexta.
Nesta quinta, chove mais forte em Santa Catarina e no Paraná. No RS, os volumes de chuva não devem ser altos. Na sexta-feira, embora ainda possa chover localmente forte nos municípios do Norte gaúcho, a instabilidade deve ganhar força nos demais estados do Sul.
CONFIRA: Guia dos EUA coloca comidas típicas do Rio Grande do Sul entre as piores do Brasil
Alerta do Inmet para ventania
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três novos alertas para temporais e vento forte no Rio Grande do Sul. Os avisos de chuva são válidos até as 10 horas desta quinta, já o de vento segue vigente até as 18 horas. Toda a faixa litorânea gaúcha pode ter intensificação dos ventos, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
A MetSul explica que o “grande contraste de pressão atmosférica entre um centro de alta pressão associado a ar frio no Oceano Atlântico a Leste do Sul do Brasil com o centro de baixa pressão sobre o Paraguai traz vento moderado com rajadas fortes”. Até sexta podem ser registradas rajadas de 30 km/h a 50 km/h no Rio Grande do Sul. Em alguns momentos, entretanto, o vento deve soprar com rajadas entre 50 km/h e 80 km/h.
Além de vento, o RS tem alertas para chuva. Conforme o Inmet, o extremo norte do RS pode ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Além disso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Já um segundo alerta, amarelo (perigo potencial), é para parte do Norte e da Serra gaúcha, regiões que podem ter chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de 40 a 60 km/h e queda de granizo.
LEIA TAMBÉM: CONCURSO PÚBLICO: Correios terão mais de 3 mil vagas com salários de até R$ 6,8 mil; veja o edital
Assim como o Inmet, a Defesa Civil do Estado alerta para instabilidade nesta quarta-feira. Até as 16 horas, parte da Fronteira Oeste e do Centro do RS podem ter ventos fortes com rajadas de até 80 km/h.
LEIA TAMBÉM