O fim da segunda-feira (11), quando Campo Bom marcou 31°C às 21 horas, foi marcado pela presença do vento. Segundo a MetSul Meteorologia, foi por volta das 23 horas que a ventania alcançou Porto Alegre e destelhou casas, estabelecimentos, derrubou placas e deixou o Guaíba revolto. A estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou rajadas de vento de 76km/h na capital.
Ainda de acordo com os meteorologistas, dentro da cidade, por efeito do relevo e principalmente da topografia urbana em que o vento “encana” entre os prédios, rajadas com velocidades maiores acabaram sendo observadas.
Conforme a MetSul, o vendaval impactou ainda as operações no Aeroporto Salgado Filho. Pelo menos dez voos não teriam conseguido pousar na capital com o forte vento ou tiveram que alternar. A reportagem tenta contato com a Fraport.
Na grande Porto Alegre, Bombeiros foram chamados para cortes e quedas de árvores. Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba, por exemplo, tinham chamados por árvores caídas.
O que motivou o vendaval?
A MetSul explica que nuvens avançaram na dianteira da frente fria, que ao encontrar o ar mais quente, acabou por gerar a ventania sem chuva.
A máxima no Estado registrada na segunda-feira pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi de 36,6°C em Campo Bom, a mais alta na cidade do Vale do Sinos deste inverno. Segundo os meteorologistas, a última fez que a cidade registrou uma temperatura tão elevada foi em 14 de fevereiro, quando fez 38,2°C. Esta também é a maior máxima em setembro desde 2019, quando, no dia 9, fez 38ºC.
Temperatura e instabilidade
A grande Porto Alegre registrou abafamento ao amanhecer. No entanto, ainda pela manhã haverá aumento de nuvens e acentuada queda de temperatura com a chegada da chuva e do vento sul. A MetSul não descarta chuva na manhã desta terça, mas a instabilidade ocorrerá com mais força na segunda metade do dia.
As mínimas vão ser registradas no final do dia, à noite, quando chove com frio de 14°C na região metropolitana.
Clique aqui e confira quanto chove e onde há risco de enchentes nesta semana.
LEIA TAMBÉM