OUTONO METEOROLÓGICO

PREVISÃO DO TEMPO: Vem frio? Massa de ar mais frio ingressa no RS; saiba o que esperar nos próximos dias

Segundo a MetSul, esta massa de ar mais frio é impulsionada por um grande ciclone extratropical que atua no Atlântico Sul

Publicado em: 03/03/2024 19:54
Última atualização: 04/03/2024 09:33
Após um final de semana com temperaturas acima dos 35ºC, os gaúchos podem esperar por dias com temperaturas mais amenas. É o que projeta a MetSul Meteorologia. De acordo com a empresa especialista, uma massa de ar mais frio ingressa no Rio Grande do Sul no começo da semana que inicia.
Massa de ar mais frio ingressa no RS nesta segunda-feira (4) | abc+
Massa de ar mais frio ingressa no RS nesta segunda-feira (4) Foto: Reprodução/MetSul Meteorologia
Com isso, o Estado terá as primeiras marcas típicas de outono no mês de março, com noites muito amenas e até frias em algumas cidades enquanto as tardes tendem a registrar temperaturas agradáveis. Essa massa de ar mais frio é impulsionada por um grande ciclone extratropical no Atlântico Sul, que também traz chuva para o território gaúcho. A massa de ar mais frio ingressa no Estado a partir desta segunda-feira (4) na retaguarda de uma frente fria que vai provocar chuva em grande parte do RS e que será localmente forte e com risco de temporais isolados, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A MetSul enfatiza que incursões de ar frio nesta época do ano não trazem frio como no inverno. “O que provoca é um alívio do calor que ainda predomina e é bastante normal nesta altura do ano. Incursões de ar frio com temperatura muito baixa costumam ocorrer a partir de abril e principalmente maio”, explica. Conforme o prognóstico, entre a segunda e a terça-feira (5), a temperatura declina e ficará mais baixa com maior umidade em consequência do tempo instalável. Nesses dias, a influência do ar frio será sentida nas máximas com marcas menores em relação aos últimos dias. Segundo a Metsul, na tarde da terça, por exemplo, deve ter temperatura baixa para março em diversas cidades da Serra. Já no meio da semana, com o ar frio e mais seco instalado sobre o Rio Grande do Sul, as madrugadas de tempo mais aberto com perfil mais seco da atmosfera terão mínimas muito mais baixas com marcas inferiores à climatologia histórica do mês de março.

Queda nos termômetros

De acordo com a MetSul, em Porto Alegre, as mínimas oficiais devem ficar ao redor de 15ºC na quarta (6) e 16ºC a 17ºC na quinta (7), mas em pontos do Sul e do Leste da cidade, pela maior cobertura de vegetação, haverá pontos com até 12ºC ou 13ºC. Em setores da área metropolitana, da mesma forma, haverá locais com mínimas entre 11ºC e 13ºC no meio da semana. Já na Serra, especialmente na região de Gramado e Caxias do Sul, a madrugada mais fria deve ser a da quarta-feira, com registro de 10ºC a 12ºC. Na quinta, embora ainda faça um pouco de frio na madrugada, as mínimas tendem a ser mais altas. Ainda conforme a Metsul, nos Campos de Cima da Serra, as menores mínimas registradas devem ser na quarta e quinta-feira , com marcas de 7ºC a 10ºC. Na fronteira com o Uruguai e na Campanha, as madrugadas mais frias devem ser as de quarta e quinta com mínimas de 11ºC a 13ºC, mas que em alguns pontos podem cair pouco abaixo dos 10ºC. No Centro do estado, os termômetros devem indicar nos dois dias de 13ºC a 15ºC.
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas