O primeiro dia de 2024 foi de tempo firme em parte do Rio Grande do Sul e de céu encoberto em outra. Apesar do calor, os termômetros não registraram grandes elevações. No entanto, nesta terça-feira (2), nuvens de instabilidade cobrem o céu gaúcho. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para temporais em parte do Estado.
O comunicado é classificado pela cor amarela e tem validade até as 23h59. Segundo o Inmet, há risco de chuva de até 50 mm/dia, rajadas de vento de até 60 km/h e queda de granizo nas regiões Leste e Norte. Já a Defesa Civil gaúcha avisa que também pode haver descargas elétricas.
Porém, a tendência é de que o RS tenha chuva pelos próximos 10 dias. Segundo a MetSul Meteorologia, nesse período os acumulados irão variar de um ponto para outro na região Sul do país. Junto com Santa Catarina, o Estado concentrará os maiores volumes enquanto no Paraná a chuva serpa mais irregular e abaixo da média.
Os especialistas lembram que essa época do ano, durante o verão climático, a chuva está associada principalmente ao calor e a umidade. “Nuvens carregadas se formam por convecção e podem despejar altíssimos volumes localizados de chuva em curto intervalo, o que projeções para dez dias de modelos acabam não antecipando. São episódios isolados de precipitação extrema acompanhando temporais que podem trazer chuva de 100 mm a 200 mm em poucas horas”, explica MetSul.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags