As águas da maior enchente já registrada nos Vales do Sinos, Caí e Paranhana ainda cobrem ruas e moradias, mas a meteorologia alerta para risco elevado de repique da cheia na semana que vem. Vai voltar a chover forte na região nordeste do Estado, onde estão as nascentes dos rios dos Sinos e Caí. Já choveu na Grande Porto Alegre na tarde desta quarta-feira, suspendendo temporariamente o trabalho de resgate.
Segundo a MetSul Meteorologia, modelos numéricos indicam que entre esta sexta (10) e a próxima segunda-feira (13) vai chover entre 100 e 300 milímetros nos Vales, Serra, Litoral Norte e Grande Porto Alegre. Essa chuva será provocada por uma frente fria semiestacionária que, bloqueada pelo ar quente no centro do País, terá impacto direto no nível dos rios, já elevados.
Além do risco de nova enchente, a MetSul alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra, sobretudo nas regiões da Serra e dos Vales. O solo está saturado e instável, formando um cenário propício para movimentação das camadas de terra diante de mais um episódio de volumes elevados de chuva.
E quando o tempo melhora?
A melhora do tempo ocorrerá somente entre terça (14) e quarta-feira (15) da semana que vem, quando uma massa de ar polar deverá avançar sobre o Rio Grande do Sul. O frio intenso será um desafio a mais no acolhimento dos milhares de flagelados que estão em abrigos na Grande Porto Alegre. A população poderá ajudar doando roupas quentes e cobertas, que se farão necessárias.
LEIA TAMBÉM