Uma forte massa de ar frio que avançará pela Argentina no meio desta semana e atingirá também o Uruguai, vai fazer com que as temperaturas caiam nos dois países. Uma sequência de dias gelados deve começar no território argentino já na quarta-feira (10), e atingirá o pico entre quinta (11) e sexta-feira (12). Mas e o Rio Grande do Sul, pode ser atingido?
SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Segundo a MetSul Meteorologia, desta vez, a formação atmosférica não impactará de maneira significativa nas temperaturas da região Sul do Brasil. Isso porque o ar frio não conseguirá progredir a ponto de romper o bloqueio atmosférico do ar mais quente que atualmente cobre grande parte do País.
Assim, a tendência é que, sim, o Estado registre marcas menores e mais amenas na segunda metade da semana, mas o frio de inverno ainda não é esperado. Em Santa Catarina e no Paraná os efeitos da massa de ar frio serão ainda menores, e muitas cidades seguirão com tempo quente.
Contudo, a incursão de ar frio terá efeito sobre a chuva na região. É que o contraste térmico causado pela entrada de ar mais frio no país vizinho e o ar quente que abrange o Brasil, tende a trazer, nos próximos dias, instabilidade e chuva frequente para os estados sulistas, principalmente para o Rio Grande do Sul.
ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP
“Uma área de baixa pressão vai se aprofundar neste ambiente de contraste térmico sobre o Nordeste da Argentina no final da semana, o que vai favorecer chuva mais ampla no Rio Grande do Sul e até com altos volumes em algumas localidades”, destaca a MetSul.
Com esse cenário, a previsão é que uma chuva generalizada, com acumulados altos em diferentes pontos, atinja o território gaúcho entre a sexta-feira e sábado (13).
LEIA TAMBÉM