abc+

TARDES DE 30 GRAUS

PREVISÃO DO TEMPO: Temporais e episódios de calor marcarão o mês de agosto no Rio Grande do Sul

Mês costuma ter uma grande variabilidade térmica no Sul do Brasil com dias frios e outros de calor

Kassiane Michel
Publicado em: 31/07/2024 às 11h:04 Última atualização: 01/08/2024 às 08h:54
Publicidade

Agosto é um período em que o inverno começa a se despedir e a temperatura máxima média fica em torno de 20°C na Grande Porto Alegre. Além da maior ocorrência de temporais.

Temporais e episódios de calor marcarão o mês de agosto no Rio Grande do Sul | abc+



Temporais e episódios de calor marcarão o mês de agosto no Rio Grande do Sul

Foto: Redes sociais/Reprodução

Mesmo que o mês costume ser mais quente do que os anteriores, o Rio Grande do Sul terá calor atípico em 2024. As temperaturas devem ultrapassar 30°C no primeiro fim de semana do mês, pois uma massa de ar muito quente vai se instalar no Nordeste da Argentina, Sul do Brasil e no Paraguai.

Conforme a MetSul Meteorologia, gradualmente, alguns traços climáticos da primavera começam a aparecer ao longo de agosto.

LEIA MAIS: NOTA FISCAL GAÚCHA: Sorteio de R$ 200 mil em prêmios será nesta semana 

O mês tem uma grande variabilidade térmica no Sul do Brasil com dias frios e outros de calor. “São normais radicais mudanças de temperatura em curto período em alguns dias gelados que, no passado, trouxeram até nevadas forte”, explica a MetSul. 

No Sul do Brasil, a tendência é de uma alta frequência de dias quentes. A primeira quinzena deve registrar mais dias de calor, já a segunda metade do mês terá dias mais frios. No final do mês, deve aquecer novamente.

FIQUE DE OLHO: Cobasi inaugura nesta quarta-feira sua primeira unidade no Vale do Sinos 

Como será a chuva em agosto

Tradicionalmente, agosto é um mês mais chuvoso no RS. Em Porto Alegre, a precipitação média mensal é de 120,1 mm.

Diferente do ano passado, o clima não será influenciado pelo El Niño. Com o oceano em uma condição de neutralidade, não há previsão de chuva acima da média. No Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a precipação pode ficar abaixo da média, como em pontos mais a Oeste e ao Sul. No Paraná, há chance de valores acima da média em locais próximos da costa.

CONFIRA: Filmes nacionais que concorrem a prêmio serão exibidos de graça em Novo Hamburgo 

Mais temporais

O território gaúcho costuma ter um aumento dos temporais a partir de agosto pela maior variação de massas de ar frio e quente à medida em que a primavera se aproxima. Assim, podem acontecer temporais com granizo e aumenta o risco de vendavais e de episódios de chuva muito intensa em curto período com alta frequência de raios.

As temperaturas acima da média podem provocar temporais. O mês tem, ainda, um histórico de ciclones extratropicais mais intensos nas latitudes médias do Atlântico Sul, o que favorece fortes incursões de ar polar e episódios de neve. “A tendência é que estes ciclones se formem mais ao Sul em um ano até agora com muito menos ciclogênese nas latitudes médias que no ano passado”, diz a MetSul.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade