Temporais isolados como os registrados no início da tarde de terça-feira (2) em Porto Alegre e no fim da tarde desta quarta (3) em Caxias do Sul, na Serra, vão continuar nos próximos dias. O alerta foi feito na noite desta quarta pela MetSul Meteorologia.
Tanto na capital quanto em Caxias, choveu muito em um curto espaço de tempo, colapsando o sistema de drenagem em diferentes pontos das cidades. Na zona norte de Caxias ainda houve uma intensa queda de granizo, deixando ruas pintadas de branco. “Parece neve”, descreveu um morador nas redes sociais.
A MetSul analisa que temporais muito isolados como estes são típicos desta época do ano e tendem a se repetir, “à medida que ar quente e úmido de origem tropical segue atuando no Sul do Brasil”.
O que causou o temporal em Caxias do Sul?
Segundo a MetSul, uma célula de instabilidade mais forte e isolada causou o temporal do fim da tarde desta quarta-feira. “Ventos úmidos sopraram do mar para o continente no Sul do Brasil e a umidade vinda do oceano, com a atmosfera aquecida sobre o continente, trouxe chuva forte para ponto localizado na metade leste do Estado”, resumiu a MetSul.
LEIA TAMBÉM