As temperaturas em todo o Rio Grande do Sul caíram com a chegada de uma massa de ar frio no Estado nesta quinta-feira (12). Diversas cidades do Oeste e do Sul gaúcho registraram temperaturas abaixo dos 5ºC durante a madrugada, enquanto na metade Norte o tempo seguiu com muita chuva.
Mas o frio não se resume às madrugadas. Neste feriado devem ser registradas marcas ao redor dos 10ºC na Serra. Já na tarde de sexta-feira (13), as temperaturas no Estado não devem passar dos 16ºC.
Contudo, de acordo com a MetSul Meteorologia, ainda hoje o tempo deve melhorar um pouco em grande parte do Estado. Isso porque centro de alta pressão ao qual a massa de ar frio está associada agora se encontra na região central da Argentina e, até a madrugada desta sexta, vai estar sobre o Rio da Prata.
Próximos dias
As temperaturas em Porto Alegre e na região metropolitana devem ficar mais baixas na madrugada de sábado (14), quando o tempo estará mais aberto e seco. Na data, os termômetros devem ficar entre 7ºC e 9ºC em alguns pontos, cerca de 2ºC a menos que nesta sexta-feira.
Vai ter geada?
“Sempre que uma massa de ar frio de maior intensidade ingressa nesta época do ano há uma grande preocupação no campo com o risco de geada tardia”, destacam os especialistas da MetSul. No entanto, conforme as projeções, a geada não deve atingir as principais áreas produtoras de grãos do Sul do Brasil.
Especialmente na madrugada de sexta, a geada pode aparecer nas regiões da Campanha, Serra do Sudeste e na fronteira com o Uruguai. Já no sábado, é maior a chance de gear na área de São José dos Ausentes. Nas áreas produtoras de grãos do Planalto Médio, pode gear fraco e isoladamente nas baixadas.