VIRADA?
PREVISÃO DO TEMPO: Sol, calor e chuva? Saiba o que esperar dos primeiros dias de abril no RS
Março se despediu com temperatura acima dos 30ºC em muitas cidades gaúchas
Última atualização: 31/03/2024 20:34
O último dia de março foi marcado por temperaturas elevadas para essa época do ano em grande do Rio Grande do Sul. Muitas cidades gaúchas registraram temperatura acima dos 30ºC neste domingo (31). É o caso de Campo Bom, no Vale do Sinos, que fez 33,9ºC enquanto em Porto Alegre a máxima foi de 32,6ºC.
Apesar do calor de verão, o tempo começou a mudar já neste domingo de Páscoa em parte do Estado. Conforme a MetSul Meteorologia, a nebulosidade aumentou com a formação de áreas de instabilidade e choveu em pontos do noroeste, oeste e sul gaúcho.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o fim da tarde, estações meteorológicas registraram acumulados de 18 mm em Livramento, 10 mm em Alegrete, 4 mm em Dom Pedrito, 3 mm em São Gabriel e 2 mm em Quaraí.
A instabilidade continua no começo desta semana. Inclusive, o Inmet emitiu um alerta para chuva forte no RS, com volume de 50 mm e rajadas de vento que podem atingir até 60 km/h. O comunicado é valido até as 10 horas dessa segunda-feira (1º).
De acordo com a MetSul, nesta segunda-feira o sol aparece com nuvens na maioria das regiões gaúchas, mas no oeste e no sul haverá maior nebulosidade com chuva em vários pontos no decorrer do dia. A empresa também alerta para o risco de temporais isolados, especialmente na região sul e Campanha, onde está prevista uma instabilidade maior.
“Não se afasta que a instabilidade alcance alguns pontos do centro do Estado durante esta segunda. Já na metade norte, o tempo firme predomina sob massa de ar quente. Por isso, aquece menos no sul gaúcho ao passo que na metade norte abril começa com calor de verão”, diz trecho do prognóstico da MetSul.
Virada no tempo?
Nesta segunda, o dia deve ser de sol e nuvens em Porto Alegre e região, com temperatura máxima de 31ºC a 33ºC durante a tarde. Porém na terça-feira (2), o tempo deve mudar na região metropolitana com aumento de nuvens e risco de chuva, que se ocorrer não deve ser em grandes volumes. Além disso, a temperatura deve diminuir.
“A MetSul faz questão de enfatizar que a chuva no Sul do Brasil neste começo de semana será por demais irregular. Assim, enquanto alguns pontos podem ter chuva forte é muito possível que em algumas cidades sequer chova. No geral, na maioria das cidades que vierem a ter chuva, os volumes não tendem a ser altos”, reforça a empresa.