Apesar do grande volume de água que já caiu no Rio Grande do Sul nos últimos dias, a previsão é que a chuva de novembro continue. A instabilidade, contudo, não vai ficar restrita ao Estado: a queda de água é esperada para todo o País, inclusive nas regiões que estão sendo atingidas por uma histórica onda de calor.
FAÇA PARTE DO CANAL DO JORNAL NH NO WHATSAPP
De acordo com a MetSul Meteorologia, uma grande massa de ar frio vai ingressar no Sul do Brasil neste fim de semana e, com isso, a atmosfera se instabilizará no Centro-Oeste, assim como no Sudeste, que terá chuva em muita frequência e volume. “Haverá ainda muitos temporais no Centro do Brasil entre o fim de semana e o começo da próxima semana”, destacam os especialistas.
Dez dias de chuva
Mas, assim como vem sendo registrado desde o inverno, a região Sul será a que vai ter os acumulados de chuva mais elevados. Serão dez dias de chuva. O maior volume, no entanto, deve se concentrar já nessa semana, já que na próxima semana a chuva fica mais escassa.
Em grande parte da metade Norte do RS, em Santa Catarina e no Sul e Sudoeste do Paraná, o acumulado pode chegar a 300 milímetros. Por conta disso, cenários de inundações e cheias de rios com enchentes podem voltar a acontecer.
“É alto o risco também de quedas de barreiras e deslizamentos de terra”, informa o portal de meteorologia.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags