Depois de um domingo com mínimas de inverno no Rio Grande do Sul, as cidades gaúchas terão dias de sol e calor de 30°C nesta semana. As temperaturas altas serão registradas em quase todas as tardes desta semana, mas a previsão indica que o tempo firme dará lugar a chuva nos próximos dias.
Um “racha térmico” com uma massa de ar quente que cobre a maior parte do Brasil e ar mais frio que atua do Centro para o Sul da Argentina vai provocar novos episódios de chuva, segundo a MetSul Meteorologia.
O ciclone extratropical que atingiu o Estado na última semana é considerado pela MetSul o primeiro de uma sequência de períodos chuvosos que serão registrados em novembro.
“Haverá novos e vários episódios de instabilidade com áreas de baixa pressão e frentes frias atuando na zona de transição entre ar mais quente e frio sobre as latitudes médias da América do Sul, o que vai levar um grande número de localidades do Sul do Brasil a terminar novembro com chuva acima a muito acima da média histórica”, explica a meteorologista da MetSul Estael Sias.
Conforme Estael, alguns municípios do RS podem terminar o mês com 300 a 500 milímetros de acumulado. Nos próximos 10 dias, pode chover até 200 mm em parte do Oeste e do Sul gaúcho.
Previsão do tempo para a semana
A previsão é que a segunda e a terça-feira sejam de tempo firme. Já na quarta, a instabilidade retorna e o tempo fica nublado. A partir da quinta-feira pode voltar a chover.
De acordo com a MetSul, as temperaturas ainda serão baixas na manhã de segunda-feira, quando as mínimas ficarão entre 10°C e 15°C na Grande Porto Alegre. À tarde, faz calor e as máximas podem chegar a 30°C.
Na terça, as temperaturas variam entre 16°C e 34°C no Vale do Sinos. Na quarta, ficam entre 19°C e 30°C. Na quinta, com a chuva, as temperaturas caem um pouco, com mínima de 18°C e máxima de 23°C. Na sexta, o dia começa com 17°C e termina com 31°C.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags