Além da tempestade Akará, que atinge o Oceano Atlântico no Sul do Brasil, uma área de baixa pressão em níveis médios e altos da atmosfera também está agindo no Estado. Segundo a Metsul Meteorologia, o fenômeno pode trazer chuva forte e temporais isolados em regiões do Rio Grande Sul, além do Sudeste brasileiro.
- CICLONE: Tempestade Akará se forma na costa do Rio Grande do Sul; saiba qual será a rota do fenômeno
A Metsul esclarece que essa área de baixa pressão oferece um risco maior que a tempestade tropical, já que está atuando em terra firme e não no mar. Algumas cidades do RS devem ser atingidas já nesta segunda-feira (19) pelo mau tempo, especialmente entre os municípios de Santa Maria e Erechim.
A região metropolitana não deve registrar chuva em decorrência do fenômeno. No entanto, há possibilidade de pancadas por conta do calor que volta ao Estado nesta semana.
No entanto, já na terça-feira (20) o tempo deve ficar firme em todo o Rio Grande do Sul. Pancadas seguem ocorrendo, mas em Santa Catarina e no Paraná.
O que a baixa pressão faz?
Baixas pressões em níveis médios e altos da atmosfera são centros de circulação ciclônica. Segundo a Metsul, a interação desta baixa pressão favorece a formação de nuvens carregadas de chuva, aumentando as chances de temporais isolados, principalmente da tarde para a noite.
LEIA TAMBÉM