A instabilidade tomou conta do Sul do Brasil depois de dias com tempo firme e calor intenso. Entre esta terça e a quarta-feira (20), a chuva deve atingir todo o Rio Grande do Sul e a previsão é de volumes de até 100 milímetros em poucas horas.
A responsável pelo atual episódio de tempo instável é uma área de baixa pressão que vai trazer chuva forte, com risco de alagamentos. A MetSul Meteorologia destaca que, embora sejam previstos volumes localmente altos, não será uma situação como a que o Estado enfrentou no fim de abril e no começo maio, quando aconteceram as enchentes históricas.
LEIA TAMBÉM: FREE WAY: Como está o trânsito na BR-290 nesta terça-feira após bloqueio total de pista?
Na manhã desta terça, já choveu fraco em algumas cidades gaúchas. Entre a tarde e a noite, a precipitação vai alcançar a maioria das regiões. “Os maiores acumulados de chuva devem se dar do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul com marcas de 50 mm a 100 mm em diversos pontos, mas que localmente devem ser superiores”, explica a MetSul.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Quando será o pior da chuva?
Segundo a MetSul, o período de maior risco do atual episódio de chuva será entre a madrugada e manhã da quarta-feira. Primeiro, a chuva forte atingirá o Oeste e o Centro gaúcho. Depois, avança em direção aos vales, a Grande Porto Alegre, parte da Serra e do Litoral Norte. Gradualmente, a instabilidade se afasta até a noite de quarta-feira.
LEIA TAMBÉM