VAI TER FRIO?

PREVISÃO DO TEMPO: Saiba o que esperar da última semana de 2023 no RS

Ciclone se afasta e impulsiona ar mais seco nesta terça, mas pode ter mudança vindo aí. Confira

Publicado em: 25/12/2023 21:51
Última atualização: 25/12/2023 21:51

Após uma segunda-feira (25) marcada pelo aumento da nebulosidade, com chuva em várias regiões por conta de uma área de baixa pressão que deu origem a um ciclone na costa, o restante da última semana de 2023 deve ter sol e encerrar com instabilidade.


No início da noite desta segunda-feira (25), na Barra de Imbé, no Litoral Norte, as nuvens carregadas se dissipam Foto: Carlos Prestes Reinheimer/Especial

Segundo a MetSul Meteorologia, haverá dias com sol e a instabilidade chega em razão de uma frente fria que precederá uma massa de ar mais frio para esta época do ano que vai chegar durante o feriadão de ano-novo, trazendo temperatura baixa para os padrões climatológicos da virada de ano.

O ciclone extratropical, responsável por chuva e vento de 80 km/h hoje no estado, afasta-se da costa nesta terça (26). O sistema sobre o mar impulsiona ar mais seco para o Rio Grande do Sul e o sol aparece predomina no território gaúcho, inclusive com amplos períodos de céu claro. Assim, quem está na praia nos litorais Sul e Norte poderá desfrutar de alguns dias de sol ao longo desta semana.

Nesta terça-feira (26), as máximas não devem superar os 30°C em quase todas as cidades gaúchas. O calor, tradicional no fim do ano, se fará presente nos próximos dias.

A previsão da MetSul indica que os dias mais quentes da semana serão a quinta (28) e a sexta-feira (29), quando a temperatura deve passar dos 35°C em algumas regiões. As máximas à tarde podem atingir valores tão altos quanto 37°C a 38°C em cidades dos vales e do Noroeste.

Tempo muda

A grande mudança do tempo deve ocorrer de sexta (29) para sábado (30) com chuva em muitas regiões do Rio Grande do Sul e que poderá ser forte em diversas localidades como consequência de uma frente fria.

Temporais isolados podem ocorrer. A instabilidade no final da semana tende a ser maior na Metade Norte, onde vão se concentrar os maiores acumulados de precipitação, inclusive com marcas de 50 a 100 milímetros em diferentes cidades.

O cenário aindsa poderá mudar, mas os modelos analisados pela MetSul indicam que ao longo do feriadão pode ingressar uma massa de ar mais frio que traria temperatura baixa para esta época do ano, até com frio fora de época em cidades da Serra. 


No início da noite desta segunda-feira (25), na Barra de Imbé, no Litoral Norte, as nuvens carregadas se dissipam Foto: Carlos Prestes Reinheimer/Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas