A chuva que vai começar nesta sexta-feira (6) e deverá permanecer sobre o Rio Grande do Sul até a próxima segunda-feira (9), causará altos acumulados. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), além do território gaúcho, Santa Catarina e Paraná serão atingidos.
Nesta sexta, as chuvas deverão ser localizadas e intensas em algumas áreas.
LEIA TAMBÉM: Inmet emite dois alertas de perigo para tempestade com chuva até 100 milímetros e vento de até 100 km/h
No sábado (7), a instabilidade se intensifica e a previsão é de que possam ocorrer temporais associados a queda de raios e rajadas de vento acima dos 80 quilômetros por hora. Os volumes de chuva podem superar os 150 milímetros, principalmente nas regiões norte e noroeste do Estado. O acumulado também será significativo no centro-oeste e no norte de Santa Catarina, e no oeste e no centro-sul do Paraná.
Já no domingo (8) e na segunda-feira, a tendência é que as chuvas mais fortes ocorram em áreas entre o estado catarinense e o estado paranaense.
Alerta da Defesa Civil do RS
Além do Inmet, a Defesa Civil do Estado emitiu alerta para as chuvas que vão atingir o território gaúcho. Conforme o órgão, entre sexta-feira e sábado, os acumulados devem ficar entre 60 e 80 milímetros por dia, podendo atingir pontualmente 100 milímetros por dia em áreas da Campanha e do sul.
Para as outras regiões o esperado é que os acumulados fiquem abaixo de 60 milímetros por dia. As rajadas de vento variam entre 60 a 80 quilômetros por hora, podendo atingir até 90 quilômetros por hora.
VEJA MAIS: VÍDEO: Quando começa a nova onda de temporais e os riscos da chuva; veja o alerta de Estael Sias
A Defesa Civil reforça que no sábado, as áreas gaúchas mais atingidas serão o norte, nordeste e noroeste.
Ao longo do domingo ainda devem ocorrer eventuais pancadas de chuva fraca a moderada no norte e no nordeste gaúcho. Mas os acumulados devem ser bem mais baixos: entre 20 e 30 milímetros por dia.
LEIA TAMBÉM