abc+

TEMPO SECO COM AS HORAS CONTADAS

PREVISÃO DO TEMPO: Sábado de calorão antecede chegada de frente fria que promete queda de 10°C na temperatura; saiba mais

Frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e deve trazer chuva para todo o território gaúcho

Nadine Funck
Publicado em: 02/03/2024 às 09h:08 Última atualização: 02/03/2024 às 09h:08
Publicidade

Este sábado (2) promete máximas de até 35°C em algumas regiões do Rio Grande do Sul – como a metropolitana. No decorrer do dia, sol entre nuvens deve predominar, mas esse tempo seco está com as horas contadas.

Sábado de calorão na região metropolitana antecede chegada de uma frente fria | abc+



Sábado de calorão na região metropolitana antecede chegada de uma frente fria

Foto: Arquivo/GES

Uma frente fria avança pelo RS e vai trazer chuva para todo o território gaúcho a partir deste domingo (3). Apesar da instabilidade, o último dia do fim de semana ainda deve contar com marcas acima dos 30°C nos vales. 

Conforme a MetSul, o sol vai aparecer com nuvens na maioria do Estado no domingo. Contudo, a nebulosidade deve aumentar ao longo do dia e a atmosfera vai se instabilizar com chuva. Pela manhã, a previsão é de que chova em pontos do Oeste e do Sul. No restante do RS, a instabilidade predomina entre a tarde e a noite. Santa Catarina e Paraná também devem ser afetados pelo fenômeno.

Além disso, os meteorologistas projetam uma queda significativa de temperatura na segunda (4). Com o sistema frontal ainda atuando no Estado, a frente fria trará muitas nuvens e chuva, especialmente na faixa central e na Metade Norte. No Vale do Sinos, por exemplo, a máxima prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de 24°C. 

No Oeste e no Sul gaúcho, projeta-se uma melhora gradual do tempo com o avanço de ar mais ameno e seco associado a um centro de alta pressão.

Frentes frias no período quente do ano podem trazer o risco de tempo severo. Entretanto, a MetSul não antecipa um cenário de alto risco de temporais generalizados. “A frente até pode provocar alguns temporais isolados em sua passagem pelo Sul do Brasil, mas, se acontecerem, serão ocorrências pontuais”, explicam os meterologistas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade