Após uma semana difícil, da qual muitas famílias ainda se recuperam de enchentes, limpam suas casas e procuram, dentro do possível, retomar suas rotinas, haverá um novo episódio de chuva na região Sul do Brasil. A instabilidade, que já atinge neste domingo (26) cidades do Paraná, já tem data para chegar a municípios gaúchos e catarinenses.
FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Conforme a MetSul Meteorologia, há risco de precipitações volumosas até quarta (29), o que fará com que novembro acabe com chuva muito acima da média histórica em boa parte da região Sul do País. A tendência indicada pela projeção do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) é de que a precipitação se concentre na metade norte do Rio Grande do Sul, bem como em Santa Catarina e no Paraná. Os meteorologistas não descartam marcas de 100 mm a 150 mm em algumas localidades durante este curto período.
No entanto, um dos pontos salientados pelos especialistas é de que o modelo Icon, que, assim como o ECMWF, tem alto índice de acerto, projeta menos chuva para a metade norte gaúcha. Os altos acumulados, ainda conforme o modelo, devem estar concentrados em solo catarinense e no sudoeste do Paraná. Como a precipitação desta semana ocorre sob atmosfera aquecida, a população deve estar atenta, pois é possível que chova mais do que o indicado em algumas localidades.
Como será cada dia
Neste domingo, a chuva se concentra no território paranaense. Nos outros dois estados do Sul do Brasil, o tempo seco predomina, com chance de chuva muito isolada no fim do dia.
Na segunda, mesmo com sol e calor em vários pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, a previsão é de que a instabilidade alcance boa parte do Paraná, do solo catarinense e diversos pontos do oeste, do noroeste e do norte gaúcho. A máxima em Porto Alegre é de 32°C com aumento da cobertura de nebulosidade e chance de precipitação até o fim do dia.
Na terça (28), a chuva deve se espalhar e atingir grande parte da região Sul do País. Os volumes em 24 horas devem ser de mais de 50 mm em algumas cidades, principalmente na metade norte do RS e em Santa Catarina, com instabilidade em quase todo o solo paranaense durante o dia.
Na capital gaúcha, a quarta será abafada, com máxima de 30°C, e não se descarta chuva passageira.
LEIA TAMBÉM