FIQUE ATENTO
PREVISÃO DO TEMPO: RS tem três alertas para risco de temporais neste domingo
Comunicados foram emitidos pelo Inmet e pela Defesa Civil; saiba o que esperar
Última atualização: 14/01/2024 13:40
O domingo (14) amanheceu com sol e tempo firme no Rio Grande do Sul. Por volta das 7h40, os termômetros registravam 26ºC em Novo Hamburgo. Porém, no decorrer da manhã nuvens começaram a ingressar. No começo da tarde, a temperatura já era de 35ºC no município do Vale do Sinos.
Apesar do calor e do sol intenso que aparece entre nuvens, os gaúchos devem ficar atentos. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu na manhã deste domingo dois alertas para risco de temporais. A Defesa Civil do Estado também publicou um aviso para possibilidade de tempestades.
O primeiro é classificado pela cor laranja, que significa que o grau de severidade é laranja. Esse comunicado do Inmet, que tem validade até as 23h59, indica o risco de chuva de até 100 mm/dia, ventos intentos entre 60 km/h e 100 km/h e queda de granizo. Também pode haver corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Esse alerta é válido para a região metropolitana de Porto Alegre, sudoeste, centro ocidental, sudeste e centro oriental do Estado.
Já o segundo comunicado tem validade até as 10 horas da segunda-feira (15). Ele é classificado pela cor amarela, que significa perigo potencial. Além de parte do território gaúcho, regiões de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, também estão em alerta.
Conforme o Inmet, nessas áreas pode ter chover até 50 mm/dia, ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. Porém, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galho de árvores e alagamentos. As regiões do RS que esse alerta abrange são: região metropolitana de Porto Alegre, noroeste, nordeste, centro oriental, centro ocidental e sudoeste.
No começo da tarde, a Defesa Civil emitiu um alerta para chuva e ventos pontualmente fortes, descargas elétricas e eventual queda de granizo. O aviso tem validade até as 18 horas.
O órgão estadual orienta a população para que antes da chuva, verifiquem as condições do telhado das suas casas e árvores. “Adote medidas preventivas caso sejam necessários reparos. Durante as chuvas, fique em segurança, retire eletrônicos da tomada e feche bem portas e janelas”, pede no comunicado.