CHUVA INTENSA

PREVISÃO DO TEMPO: RS tem três alertas de tempestades nesta segunda-feira; confira

Avisos foram emitidos pelo Inmet

Publicado em: 17/06/2024 18:06
Última atualização: 17/06/2024 18:07

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (17), três alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul. Todos os avisos são válidos até o fim da noite de hoje. 

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

RS tem três alertas meteorológicos Foto: Reprodução/Inmet

O primeiro, que está em vigência desde as 10h10, indica chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia, ventos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo para as regiões gaúchas Nordeste, Noroeste, Centro-Oriental e metropolitana. Além disso, o alerta é direcionado também para grande parte de Santa Catarina e alguns municípios do Paraná.

Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O aviso é de cor laranja, que indica "perigo" como grau de severidade do evento.

Outro alerta laranja entrou em vigor por volta das 14 horas, esse para o Centro-Ocidental, Centro-Oriental, Noroeste, Nordeste, Sudoeste e região metropolitana de Porto Alegre. As condições, que devem atingir Novo Hamburgo e outras cidades do Vale do Sinos, são iguais as do alerta anterior.

O terceiro alerta, válido desde as 14h08, é de cor amarela, que indica "perigo potencial" do evento. Municípios das regiões Sudeste, Sudoeste, Centro-Ocidental, Centro-Oriental e metropolitana devem ser atingidas por chuva de até 30 milímetros por hora ou 50 milímetros por dia. Ventos intensos, de até 60 quilômetros por hora, e queda de granizo também estão previstos.

Há, contudo, baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Orientações do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas