RACHA TÉRMICO
PREVISÃO DO TEMPO: RS tem frio e calor no mesmo dia; veja o que esperar
Meteorologistas explicam que é como se o RS vivenciasse "duas estações no mesmo dia" em função da diferença térmica entre regiões
Última atualização: 17/08/2024 08:52
Após onda de frio, o Rio Grande do Sul está em alerta para mais uma onda de calor. O aviso foi emitido ainda na sexta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com vigência até o meio-dia de segunda (19).
Neste fim de semana, o Estado terá um pouco de cada: sol, nuvens e chuva, assim como diferenças enormes entre condições atmosféricas de uma região para a outra. Conforme antecipa a MetSul Meteorologia, enquanto ao sul o RS recebe a transição de ar mais frio, ar muito quente ingressa ao norte.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
Neste sábado (17), o sol aparece com nuvens na maior parte das cidades do Rio Grande do Sul, mas com maior presença de nebulosidade no estado. Pode chover isoladamente no centro, leste e, especialmente, no sul do Estado.
ACOMPANHE: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Os meteorologistas explicam que ar mais ameno traz temperatura mais agradável no sul e no leste gaúcho. No entanto, faz calor no noroeste e no norte do Estado – algumas cidades do noroeste podem inclusive ter marcas acima dos 30ºC, repetindo o mesmo cenário da sexta.
O que esperar no dia seguinte?
No domingo (18), o sol aparece com nuvens na maior parte do RS, com chance de chuva isolada no sul e no leste, sendo que a instabilidade deve se concentrar mais na metade sul, e apenas em parte do dia.
Na metade norte, o dia é quente, com marcas que podem ultrapassar os 30°C. Na metade sul, embora sem calor, aquece mais do que neste sábado.
FIQUE POR DENTRO: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
"O grande destaque deste fim de semana na temperatura será o enorme contraste entre o Sul e o Norte do Rio Grande do Sul, como se o estado tivesse duas estações no mesmo dia, tal a diferença térmica de uma região para a outra", explica a MetSul.
A tendência no começo da próxima semana é que a temperatura siga elevada com máximas altas na metade norte do Rio Grande do Sul, enquanto na fronteira com o Uruguai e no sul do Estado, os meteorologistas esclarecem que uma frente quente estará trazendo instabilidade com chuva em diferentes pontos.